Gestão e Qualidade | 30 de setembro de 2020

Mastologia do Hospital Conceição lança serviço de telemedicina

Além de orientar pessoas com dúvidas sobre atendimento em câncer de mama, oferece consultoria para profissionais da saúde
Mastologia do Hospital Conceição lança serviço de telemedicina

A Mastologia do Hospital Conceição (Grupo Hospitalar Conceição/GHC) inaugura, no dia 1º de outubro, um serviço dirigido às pessoas que necessitam de atenção básica em saúde da mama. De acordo com a instituição hospitalar localizada em Porto Alegre, será oferecido um serviço de telemedicina a todas as pessoas que apresentam dúvidas sobre atendimento. Por meio de telefone, email ou whatsapp, interessados terão acesso às orientações, que se dão nas três fases do processo:

1) orientação sobre o diagnóstico precoce, exames e sintomas

2) sobre o tratamento, como chegar e tempo possível

3) sobre seguimento e sintomas de gravidade de recidivas

O serviço também é aberto a outros profissionais de saúde que necessitam de alguma consultoria sobre problemas na saúde mamária.


Conforme o chefe da Mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, “o câncer é uma doença que não pode ser omitida neste período de pandemia e pós-pandemia”. Ele comenta que a Sociedade Brasileira de Oncologia Cirúrgica estima que 70% das cirurgias por câncer não estão sendo realizadas. “No caso do câncer de mama, os dados são parecidos. Para 2020, por exemplo, estão previstos 66.300 novos casos no Brasil e 5.500 no Estado. Os pacientes, além da espera, tem medo de enfrentar o risco de irem aos locais de atendimento médico, portanto, acreditamos que este tipo de abordagem fará uma interface imediata com a diminuição das dificuldades”, diz.


Sobre essa iniciativa, o gerente de Interunidades de Emergências do GHC, Alexandre Bessil, comentou que “o Ambulatório de Especialidades do Hospital Conceição dá mais um passo na sua maneira de acolher bem as pessoas que fazem do GHC o seu local de atendimento médico”.

Para o gerente de Internação do Hospital Conceição, Rafael Ribeiro, a telemedicina veio para auxiliar a população e, no atual contexto, ela é imprescindível, pois preserva o paciente e o profissional de saúde quanto a possíveis contaminações, diminuindo a exposição de ambos. “Outro ponto positivo é a acessibilidade da informação, já que pode ser acessada de qualquer local e com horários mais flexíveis. Sendo assim os serviços de saúde, além de garantirem o acesso ao público usual, podem também se expandir territorialmente, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças de uma maior parte da população”, destacou.

Já diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, afirmou que “a Diretoria apoia e vê com bons olhos essa iniciativa”.


O horário de atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h

Os telefones disponibilizados são (51) 3357-2463 (convencional) ou pelo celular (whatsapp) através do (51) 99181-8833

Email para sanar dúvidas: telemama@ghc.com.br


 



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