Geral | 21 de outubro de 2015

Mantenedora dos Hospitais Ernesto Dornelles e São Jerônimo auxilia moradores desabrigados

Diariamente mais de 450 refeições são distribuídas
Mantenedora dos Hospitais Ernesto Dornelles e São Jerônimo auxilia moradores desabrigados

As chuvas torrenciais dos últimos dias inundaram diferentes regiões do Estado. Na Ilha do Pavão, localizado entre os municípios de Guaíba e Porto Alegre, muitas famílias por medo de roubo em suas casas, se recusam a sair do arquipélago. Para amenizar tantas perdas, o PAAGIP – Posto Assistencial de Atendimento Gratuito Ilha do Pavão mantido pela Afpergs (Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul), está distribuindo, diariamente, mais de 450 refeições por dia, entre almoço e lanche na parte da tarde e já entregou 500 cobertores de casal. Além disso, mobilizou uma equipe para entregar sanduíches e bolachas, no último final de semana, auxiliando na alimentação dos desabrigados.

Devido as condições precárias do local, a entidade ainda disponibilizou cinco banheiros químicos, que são limpos e higienizados duas vezes por dia, e também está garantindo a distribuição de água, através de entrega de copinhos fechados e a granel, em parceria com o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto). A sede do PAAGIP é um dos únicos locais que não foram atingidos pelas fortes chuvas na localidade.

Mesmo com a inundação, os funcionários conseguem chegar para prepararem as refeições, mas trabalham sem luz, cortada por razões de segurança.

A Afpergs, que mantém os hospitais Ernesto Dornelles (Porto Alegre) e de Caridade de São Jerônimo, presta serviços para a população da Ilha do Pavão desde o ano 2000. Diariamente, são disponibilizados serviços médicos, de enfermagem, dentista, nutricional, entre outros. Durante o passar dos anos, os serviços foram sendo ampliados, conforme a necessidade da comunidade da Ilha.

Atualmente, o PAAGIP presta assistência à comunidade moradora da Ilha do Pavão, por meio de uma equipe multidisciplinar coordenada por uma Assistente Social e composta por Médicos de Saúde Familiar, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, Nutricionista, Dentista, Recepcionista, Cozinheira e Auxiliares de Cozinha, Auxiliares de Serviços Gerais e Segurança, garantindo o acesso da população usuária aos bens e serviços destinados a cuidar de sua saúde, seja na esfera preventiva ou curativa.

 

VEJA TAMBÉM