Mundo | 6 de fevereiro de 2015

Mais de 80 casos de sarampo foram confirmados nos EUA

Surto de sarampo tem origem na Disney e preocupa autoridades de saúde
Mais de 80 casos de sarampo foram confirmados nos EUA

Um novo surto de sarampo está afetando os EUA e a origem, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), é a Disneylândia, na Califórnia. Nos primeiros 28 dias do ano foram confirmados 84 casos de sarampo, em 14 Estados norte-americanos, mas  já pode ter passado de 100 o número de vítimas do surto. Mais da metade das ocorrências têm ligação ao parque de diversões mais famoso do mundo.

As infecções ligadas ao parque temático foram identificadas no dia 21 de janeiro, sendo a maioria dos infectados da Califórnia. A maior parte dos infectados visitou um dos dois parques do complexo entre 15 e 20 de dezembro. O surto epidêmico atingiu visitantes dos parques da Disney (Disneylândia e Disney California Adventure), levando a autoridades a alertar os turistas. Aqueles que não tenham sido vacinados contra a doença não devem visitar a atração.

A recente epidemia acontece 15 anos após o sarampo ter sido considerado erradicado nos EUA. Autoridades do Arizona estimam que mais de mil pessoas possam ter sido expostas ao vírus. Agentes de saúde na região de Phoenix, capital do Arizona, estão pedindo para que os residentes não vacinados em dia e que possam ter sido expostos, que fiquem em casa. A recomendação é que essas pessoas fiquem sem ir à escola ou ao trabalho por 21 dias.

Pessoas que não receberam a vacina tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola -, estão suscetíveis a contrair a doença, que é altamente contagiosa. Para esse grupo, o perigo não está apenas na Disney, mas também em lugares lotados, com grande concentração de viajantes internacionais, como aeroportos.

A porta-voz da Disneyland Resorts, Suzi Brown, afirmou que autoridades sanitárias concordam com a recomendação de que “é absolutamente seguro visitar [o parque] se você foi vacinado”. Cinco funcionários da Disney foram infectados, sendo que três já retornaram ao trabalho. Os empregados do parque que tiveram contato com pessoas infectadas foram solicitados a apresentar documentos que provam que foram vacinados ou exame de sangue que comprove imunidade ao vírus do sarampo. Aqueles sem imunidade foram colocados em licença remunerada, enquanto o parque providencia vacinas.

Os infectados têm idades que variam de sete meses a 70 anos. A grande maioria não era vacinada e um quarto dessas pessoas teve que ser hospitalizada. Em 2014, os EUA registraram 644 casos de sarampo em 27 Estados. No Brasil, foram registrados 220 casos da doença em 2013, último dado anual disponível. Aqui, a imunização também é feita pela vacina tríplice viral, destinada a crianças entre 1 e 5 anos de idade.

VEJA TAMBÉM