Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 15 de julho de 2014

Mãe de Deus oferece curso para acompanhantes sobre cuidados com pacientes

Iniciativa favorece entrosamento entre equipes médicas e familiares
Mãe de Deus oferece curso para acompanhantes sobre cuidados com pacientes

O programa Momento Familiar, do Hospital Mãe de Deus, capacita e estimula a participação ativa de familiares e acompanhantes na rotina de quem precisa de ajuda. Acompanhar pacientes durante período de reabilitação é um momento delicado, que pode gerar sentimentos como insegurança, tensão e stress. Para ajudar na questão, o evento terá a próxima edição no dia 16 de julho, às 16h, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

A iniciativa é aberta à comunidade em geral e ocorre através de cursos gratuitos na instituição, sob a coordenação de profissionais capacitados, como enfermeiros e técnicos. Através do Momento Familiar são trabalhadas diferentes questões que fazem parte do cotidiano do paciente em recuperação, desde a troca e fechamento de curativos, higiene, riscos de lesões, alimentação, até apoio emocional.

Os encontros são temáticos, com uma hora e meia de duração, ocorrem em formato de oficinas, permitindo ao público aplicar o conhecimento adquirido em exercícios práticos. Segundo a idealizadora, Débora Franceschini, enfermeira da Universidade Corporativa do Sistema de Saúde Mãe de Deus, a troca de experiência entre os participantes é importante para que todos possam vivenciar esse tipo de situação.

O Momento Familiar surgiu a partir dos profissionais do hospital, que observavam alguns acompanhantes muito estressados com a doença do paciente. “A tensão ocorre justamente por não saber como auxiliar no processo de recuperação ou alívio do enfermo. Esse quadro pode resultar em reclamações e, até mesmo, na falta de entrosamento entre o familiar e a equipe médica. Nosso programa visa aproximar os dois lados, dando condições para que o acompanhante possa ter uma participação mais efetiva no cuidado ao paciente e, assim, reduzindo suas angústias”, resume Daniela.

Em três anos de realização, o programa já abordou o auxílio a pacientes com enfermidades mais específicas (câncer, doenças neurológicas, pulmonares e cardíacas). Em 2014, o tema é mais amplo, como a questão dos curativos. “Desta forma conseguimos atingir um público ainda maior”, comenta a organizadora.

Serão realizadas outras edições ao longo do ano, com aulas focadas em cuidados com amamentação, idosos e bebês, além de pacientes portadores de ostomia. Os encontros ocorrerão uma vez por mês, entre os meses de julho a novembro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3230-2034.

TÓPICOS , ,

VEJA TAMBÉM