Luiz Henrique Mandetta deixa Ministério da Saúde e oncologista Nelson Teich assume a pasta
Nelson Teich foi consultor informal para a área de saúde na equipe do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018
A demissão de Luiz Henrique Mandetta foi confirmada na tarde desta quinta-feira (16). O novo comandante do Ministério da Saúde é o oncologista carioca Nelson Teich.
Mandetta anunciou a sua demissão pelo Twitter. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, disse.
Um sinal forte da demissão de Mandetta veio na quarta-feira (15), quando houve a renúncia, do secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira – à tarde da mesma quarta-feira, Mandetta convenceu o secretário a continuar.
Nelson Teich
O novo ministro é o oncologista e empresário Nelson Luiz Sperle Teich. Nascido no Rio de Janeiro, o médico se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.
Nelson Teich foi consultor informal para a área de saúde na equipe do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha de 2018. Fundador e presidente do grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI), ele também assessorou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, de setembro de 2019 a janeiro de 2020.