Linha de crédito especial para estabelecimentos de saúde que atendem ao IPE-Saúde é discutida no Banrisul
Reunião contou com a participação do IPE-SAÚDE, FEHOSUL, Santas Casas e do deputado federal eleito Pedro WestphalenNa quinta-feira (8) o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Cláudio Allgayer, juntamente com o vice-presidente da entidade e deputado federal eleito, Pedro Westphalen, reuniram-se com a direção do Banrisul para acertar detalhes de uma linha de crédito especial para os estabelecimentos de saúde que prestam serviços para o IPE-Saúde.
“ Diante da grave crise fiscal do governo estadual, com reflexos no calendário de pagamentos do IPE-Saúde, iniciamos tratativas com o Banrisul junto com o presidente do IPE-Saúde, João Gabbardo. A proposta é criar uma linha de crédito especial com juros diferenciados, visando a facilitar o cumprimento das obrigações de final de ano dos estabelecimentos de saúde, como o 13º salário e pagamento de fornecedores”, explica Cláudio Allgayer.
Os atrasos de pagamento na atualidade são de 26 dias, referente ao cronograma regular, segundo relato dos filiados à FEHOSUL em reunião realizado no dia 5. “A previsão é de que até o final de ano os atrasos alcançarão 45 dias. Esta situação gerou mobilização da nossa entidade representativa, com apoio do presidente do IPE-Saúde, João Gabbardo dos Reis, juntamente com o deputado Pedro Westphalen”, completa Allgayer.
Linha de crédito pode chegar a R$ 300 milhões de reais
Segundo Allgayer, os recebíveis serão assegurados pelo IPE-Saúde, que fará o desconto na data de pagamento dos serviços prestados. “A linha de crédito total disponibilizada, poderá chegar a R$ 300 milhões. As características do produto deverão estar concluídas na próxima semana, prevendo-se que sua operacionalização efetiva possa ocorrer por volta do dia 15 de dezembro, quando os valores estariam disponíveis aos hospitais, clínicas e laboratórios “.
A análise de risco será individual, sendo que cada estabelecimento deverá ter o seu cadastro atualizado junto à agência onde foi aberta a conta para receber os pagamentos do IPE-Saúde. “Recomendamos que as instituições interessadas, verifiquem junto às suas agências a situação do cadastro. Em até uma semana, o contrato entre Banrisul, IPE-Saúde e FEHOSUL será assinado”, informa Allgayer.
Ainda conforme o presidente da FEHOSUL, a carência tende a ser de três meses, com juro pré-fixado e pagamento (quitação) em até 24 meses, com taxas menores se o estabelecimento desejar quitar o empréstimo em menor período de tempo.
Estiveram presentes na reunião, por parte do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior (Vice-presidente), Denise Eskeff Coelho (Superintendente Executiva da Unidade de Crédito) e Claise Muller Rauber (Superintendente Executiva de Análise de Risco); além de Ricardo Englert da Federação dos Filantrópicos e Santas Casas.
Com informações Fehosul.