Jurídico, Mundo | 9 de fevereiro de 2017

Justiça americana bloqueia mais uma megafusão de operadoras de planos de saúde  

Acordo entre Anthem-Cigna era avaliado em 54 bilhões de dólares
Justiça americana bloqueia mais uma megafusão de operadoras de planos de saúde  

Um magistrado federal impossibilitou mais uma das grandes fusões pretendidas por duas das maiores operadoras de saúde dos EUA. Esta decisão surge logo após o Departamento de Justiça concluir que o acordo reduziria a concorrência e aumentaria os preços. O juiz Amy Berman Jackson bloqueou o processo de fusão na quarta-feira, 8. A fusão Anthem-Cigna foi estimada primeiramente em 48 bilhões de dólares, mas o valor do acordo – após novas negociações – já alcançava a cifra de 54 bilhões.

A procuradora-geral, Loretta Lynch alertou que ” se permitisse prosseguir [com os acordos], essas fusões transformariam fundamentalmente a indústria de seguros de saúde. Eles deixariam grande parte da indústria de seguros de saúde de trilhões de dólares nas mãos de três gigantescas companhias de seguros [Anthem-Cigna, Aetna-Humana, United HealthGroup] restringindo drasticamente a concorrência em vários mercados-chave da qual milhões de americanos dependem para receber cuidados de saúde”. Ainda conforme ela, os resultados seriam cuidados de qualidade inferior e benefícios sendo eliminados.

Outro procurador, Brent Snyder, disse que “a decisão de hoje é uma vitória para os consumidores americanos”.

Já uma porta-voz da Anthem disse que a seguradora estava analisando a decisão do juiz e que não forneceria nenhum detalhe tão cedo.

No mês passado, outro juiz proibiu o acordo de 37 bilhões de dólares entre as operadoras Aetna e Humana indicando os mesmos motivos.

Obamacare

Estas fusões ganharam corpo com o apoio, em grande parte, do programa Obamacare, que empurrou milhões de novos usuários ao mercado de planos de saúde, com grandes subsídios do governo às empresas.

Porém, além da vitória de Donald Trump para a presidência do EUA, juízes demonstram que ajudarão a bloquear as aspirações das operadoras e do modelo de saúde proposto por Obama – concentrado em subsídios para operadoras e penalizações à população que não aderisse aos planos oferecidos. Os custos dos subsídios, por exemplo, são estimados atualmente em cerca de 8 bilhões de dólares devidos pelo governo às operadoras.

 

VEJA TAMBÉM

Cientistas criam ferramenta capaz de prever risco de Alzheimer anos antes do início dos sintomas

Pesquisadores da Mayo Clinic desenvolveram uma nova ferramenta capaz de estimar o risco de uma pessoa desenvolver problemas de memória e pensamento associados à doença de Alzheimer anos antes do aparecimento dos sintomas. A pesquisa, publicada na The Lancet Neurology, baseia-se em décadas de dados do Estudo sobre o Envelhecimento da Mayo Clinic — um dos estudos populacionais mais abrangentes do

HEALTH MEETING BRASIL / SINDIHOSPA marca presença na MEDICA 2025 em Düsseldorf, na Alemanha

Gilmar Dalla Roza (CEO da HEALTH MEETING BRASIL / SINDIHOSPA) e Alessandra Dewes (Gerente Executiva do SINDIHOSPA e Gestora de Congressos da HEALTH MEETING) fizeram parte de uma comitiva formada por 15 empresários que visitaram a feira MEDICA em Düsseldorf, na Alemanha, entre os dias 15 e 23 de novembro. A MEDICA é a mais antiga feira

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.