Gestão e Qualidade | 17 de novembro de 2022

Jornada Valor em Saúde lança nova tecnologia para potencializar resultados nos sistemas público e privado

Melhorar a entrega ao paciente, reduzir desperdícios e otimizar recursos é a principal missão da plataforma
Jornada Valor em Saúde lança nova tecnologia para potencializar resultados nos sistemas público e privado

Teve início hoje a 7ª edição da Jornada Valor em Saúde Brasil 2022. O evento tem como principal objetivo apresentar histórias reais de instituições que decidiram colocar o paciente no centro das decisões por meio do uso da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil®. Ele segue até o dia 20 de dezembro, gratuito e on demand. Quem ainda não se inscreveu, basta acessar o site: www.valorsaudebrasil.com.br.

Serão apresentados cases de hospitais e operadoras de saúde públicas e privadas que, por meio da plataforma, estão transformando a realidade dos pacientes e de suas instituições.

A abertura do evento foi feita pelos confudadores da plataforma da plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil®, Renato Couto e Tania Grillo, também cofundadores do Grupo IAG Saúde, da qual a plataforma faz parte e o diretor executivo da plataforma, Breno Duarte. Também, o gestor do escritório de Valor na Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Mozar de Castro Neto e a subsecretária de Atenção à Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros. “Esse evento é de suma importância, pois irá demonstrar na prática as mudanças de processos assistenciais e de modelo remuneratório para aprimorar a entrega de valor em saúde. São cases em que, a partir de uma informação qualificada da Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil®, conseguem despertar para a necessidade da mudança”, aborda Breno.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Dra. Tânia ressaltou que nos últimos 12 meses, das 1.314.953 milhões altas codificadas na base da plataforma que abrange 426 hospitais e 94 operadoras de saúde, cerca de 51% das diárias utilizadas no tratamento dos pacientes poderiam ter sido evitadas. “Isso comprova que se o processo de governança clínica efetivo estivesse presente, poderíamos ter tido 670.600 novas admissões hospitalares, ou seja, pacientes acolhidos na mesma capacidade de leito hoje existente em nossos sistemas de saúde”, explica.

Mais do que esse resultado, a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil® consegue diagnosticar as fontes e as causas dos principais problemas hospitalares e das operadoras e promover melhorias contínuas dessa organização de saúde para geração de valor. “Queremos transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas promovendo a entrega de valor em saúde. Vamos entregar ao paciente o que ele precisa, no tempo certo, no jeito certo e no custo certo”, complementa Dra. Tania Grilo (foto abaixo).

tania grillo

“É uma honra representar a Feluma cuja parceria com o IAG Saúde vem de longa data. Temos esse desafio conjunto de cada vez mais tentar implementar uma mudança de paradigma assistencial e sair de uma limitação de acesso e propedêutica para agregar valor na assistência. Nosso foco deve ser total no paciente, ouvindo suas demandas e oferecendo uma medicina alicerçada em evidências científicas com muito humanismo e amor”, afirma Mozar de Castro Neto.

“É um prazer estar aqui e representar a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Estamos buscando sempre oferecer uma melhor saúde para nossa população e aprimorar e fortalecer o SUS, permitindo que avanços e projetos como esse tenha sustentabilidade ao longo do tempo”, destaca Taciana que ainda relata: “Belo Horizonte tem hoje 6 milhões de habitantes, sendo 2,5 somente em BH e 26% da população têm elevado risco de vulnerabilidade à saúde”.

Desde que implementaram a plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil®, obtiveram expressivos resultados como: a melhoria da produtividade, 1.700 internações a mais no mês sem o aumento da capacidade de leitos; mudanças de protocolo; elaboração de manuais e avanços na qualidade e na segurança assistencial. “Estamos tratando todas as oportunidades apontadas decorrentes do DRG”, finaliza Taciana.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Jornada Valor em Saúde Brasil apresenta Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial – único DRG do mundo em inteligência artificial (Machine Learning Multinível)

Ponto ápice do evento foi quando o Dr. Renato Couto apresentou o quarto ciclo da plataforma que agora, além de ser em Inteligência Artificial, possui a mais alta tecnologia e passa a ser o único DRG do mundo em inteligência artificial (Machine learning multinível). “Comemoramos 30 anos do Grupo IAG Saúde iniciando o quarto ciclo de inovação do DRG. Temos agora uma plataforma de Valor em Saúde disponível para todos os brasileiros 100% em Inteligência Artificial e, como se não bastasse isso, com a mais sofisticada tecnologia, multinível. Isso muda a vida dos pacientes e das organizações. É um grande orgulho do sistema de saúde e do avanço da medicina”.

Por meio da tecnologia + Inteligência Artificial já era possível identificar os desperdícios de um hospital, seja ele público ou privado. A partir de agora, os algoritmos do DRG Brasil migram de computacionais para Machine Learning Multinível (MLMN) que preveem o consumo de recursos e apontam se o determinante da variação de custos pode ser atribuído a complexidade clínica do paciente ou a estrutura e processos do hospital ou ainda, determinante socioculturais a que o indivíduo se encontra exposto. Um aumento de 80 a 90% da precisão da mensuração do DRG.

São algoritmos em Machine Learning Multinível desenvolvidos especificamente para 44 linhas de cuidado e populações, conferindo maior reprodutibilidade e precisão de mensuração. O sistema foi todo desenvolvido no Brasil levando em consideração o perfil do brasileiro, a estrutura e os processos dos nossos hospitais. “Identificando as causas dos problemas, podemos estruturar, modificar e melhorar com uso racional de recursos, permitindo um controle e a sustentabilidade do sistema de saúde público e privado”, finalizou.

Jornada Valor em Saúde Brasil

Participam instituições públicas e privadas de todo país. Entre elas, as Unimed’s de Belo Horizonte, Uberlândia, Balneário Camboriú, Campinas, Erechim, Pelotas e Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a Rede Fhemig, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), o Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, os hospitais Madre Teresa, Santa Rita de Contagem, Mãe de Deus de Porto Alegre, Márcio Cunha de Ipatinga, Evangélico de Vila Velha, Hospital Regional de São José dos Campos e Hospital Erasto Gaertner de Curitiba. 

Os palestrantes são profissionais dessas organizações de saúde que utilizam a Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil® para a governança clínica e saúde baseada em valor. Eles irão contar o que estão fazendo, como estão progredindo e quais resultados obtiveram até agora com as diversas aplicações da plataforma. “Em apenas um ano já foi possível obter uma melhora de 35% em nosso desperdício na permanência”, explica Jaime Júnior, médico e membro do corpo clínico da Unimed de Campinas. Isso significa que 35% das diárias realizadas poderiam ter sido evitadas, ou seja, são leitos que poderiam ter sido ocupados por quem realmente precisasse.

“Com base nos dados que temos obtidos pela Plataforma estamos tendo um aumento na segurança e na satisfação dos nossos pacientes. Também uma otimização de recursos, aumento da eficiência no giro de leito, diminuição no tempo de permanência do paciente e diminuição de custos”, destaca a analista de informação em saúde, no Hospital Universitário Ciências Médicas em MG, Vanessa Martins.

Esses e outros cases serão apresentados durante a Jornada que segue até o dia 20 de dezembro, on demand. “Esta é uma oportunidade de aprender com profissionais que praticam a saúde baseada em valor, no SUS, na Saúde Suplementar, em operadoras e hospitais de diferentes portes e regiões do país”, afirma Dra. Tania Grillo, cofundadora da Plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil®.

Os cases das instituições que se destacam na entrega de valor em saúde começarão a ser liberados para os inscritos no evento assistirem on demand, ou seja, no horário que quiserem até o dia 20 de dezembro. Ao todo, serão quatro rodadas de cases que abordarão os seguintes grandes temas: Governança Clínica, Segurança do Paciente, Modelos Assistenciais e Remuneratórios e Eficiência Operacional Hospitalar.   

Cases

As quatro rodadas de cases abordarão os seguintes temas:

Governança Clínica baseada em valor na prática: Experiências de organizações que estão melhorando os resultados em saúde para seus pacientes, usando os recursos com maior eficiência e otimizando a experiência do paciente e da sua família.


Segurança do paciente: um dos pilares da gestão na assistência em saúde:Práticas de hospitais que estão reduzindo, cada vez mais, o risco de danos à saúde dos pacientes.


Modelos assistenciais e remuneratórios que garantem sustentabilidade pela entrega de valor: Histórias de instituições que estão melhorando os desfechos que interessam ao usuário e a remuneração dos profissionais pela governança clínica baseada em valor.


Eficiência operacional hospitalar: resultado de uma governança clínica baseada em valor: Histórias de instituições que estão aumentando a eficiência hospitalar pela governança clínica baseada em valor.

 



VEJA TAMBÉM