Mundo | 5 de agosto de 2014

Empresa recolhe dispositivo devido ao risco de propagação de tumores

Aparelho para procedimentos como laparoscopia pode disseminar câncer
Johnson & Johnson recolhe dispositivo Power Morcellation devido ao risco de propagação de tumores

Em abril do corrente ano, a empresa Johnson & Johnson (J&J) avia anunciado que iria parar a venda e distribuição de Power Morcellation. A medida, consolidada em julho, se dá após a agência reguladora americana, Food and Drug Administration (FDA), ter emitido alerta de risco em procedimentos de laparoscopia, histerectomia e miomectomia (remoção de miomas uterinos), já que o dispositivo pode espalhar tumores não detectados http://setorsaude.com.br/fda-emite-alerta-para-procedimento-de-laparoscopia/.

A J&J anunciou, no final de julho, que suspendeu a comercialização enquanto aguarda atualização da comunidade médica. Os produtos já vendidos devem ser devolvidos, sugere a empresa.

Uma pesquisa divulgada pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou que 27 em cada 10 mil mulheres submetidas a histerectomia tinham tumores cancerígenos que podem se espalhar para outras partes do corpo por causa do dispositivo da J&J. A unidade Ethicon da J&J, porém, ressalta que os riscos e benefícios do uso do dispositivo em histerectomias e miomectomias permanecem incertos.

William Maisel, do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, salientou que “a FDA está desencorajando o uso de Power Morcellation para histerectomia ou miomectomia, e os pacientes devem discutir os riscos e benefícios das outras opções de tratamento disponíveis, com seus profissionais de saúde”.

VEJA TAMBÉM