Janela para entender o diabetes
Pesquisadores suecos descobrem maneira de fazer uma leitura da regulação de glicose através do olho
Os olhos podem revelar importantes indícios relacionados ao diabetes. Uma equipe de pesquisadores do Instituto Karolinska (Suécia) descobriu uma maneira de estudar a regulação da glicose no corpo com base na transferência de células produtoras de insulina do pâncreas essenciais para o olho.
O resultado do estudo foi publicado em novembro na PNAS (Proceedings of the National Academy os Sciences). Comouma espécie de janela, o olho permite ver como estão trabalhando as células produtoras de insulina no pâncreas , informação que poderia ser especialmente útil para as pessoas com a doença.
Após uma refeição, insulina é liberada no sangue em uma quantidade que está em proporção direta com a comida ingerida. Os níveis variam de um alimento para outro e entre cada indivíduo. Em obesos, são necessárias grandes quantidades de insulina para compensar o elevado consumo de alimentos.
Para se adaptar a diferentes situações, as ilhotas de Langerhans (células do pâncreas que produzem insulina e glucagon) aumentam o número de células produtoras de insulina em resposta à ingestão de açúcar, procedimento essencial para manter os níveis normais de açúcar no sangue. A pesquisa apresentada recentemente encontrou uma maneira de estudar essas células produtoras.
Analisando essas chamadas “ilhotas informantes” em olhos de ratos, os pesquisadores conseguem controlar em tempo real a atividade do pâncreas, algo até então impensável. Usando este novo sistema de monitoramento, os cientistas reduziram a ingestão alimentar de ratos obesos, impedindo o aumento das células beta. O próximo passo da pesquisa é fazer testes com seres humanos.