Gestão e Qualidade, Política | 3 de outubro de 2016

Ipergs estuda novo modelo de remuneração para os prestadores de serviços

Medida foi divulgada em reunião do Grupo Paritário, dia 29 de setembro
ipergs-estuda-novo-modelo-de-remuneracao-para-os-prestadores-de-servicos

Ocorreu no dia 29 de setembro, na sede do Ipergs, nova reunião do Grupo Paritário, que delibera sobre questões importantes para a saúde do RS. A atividade contou com a presença do Sistema Fehosul, através do diretor-executivo, médico Flávio Borges, da Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (AHRGS), através do assessor da presidência, administrador Alcides Pozzobon, o administrador das Santas Casas, Cassiano Macedo e a assessora Patricia Gali, o diretor de saúde do Ipergs, médico Alexandre Escobar,  e o assessor da diretoria de Saúde, Paulo Gnoatto.

O principal tema da reunião foi a designação, feita pelo governador José Ivo Sartori, de um grupo para trabalhar no novo modelo de remuneração. A equipe será formada exclusivamente por membros do Governo do Estado, ligados ao Ipergs, à Procuradoria-Geral do Estado e à Secretaria da Fazenda.

A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado do dia 29 de setembro (veja a íntegra abaixo). No documento, Sartori nomeia os componentes do grupo de trabalho que terá a finalidade de produzir relatórios trimestrais acerca do andamento da construção de um novo modelo de remuneração aos prestadores de serviços do IPE-Saúde.

O grupo, que será coordenado pelo Ipergs, é composto por quatro servidores do Ipergs, dois da Procuradoria-Geral e dois da Secretaria da Fazenda. Na reunião, Dr. Flávio Borges se manifestou destacando como “imprescindível a efetiva participação dos prestadores de serviço de saúde na construção desse novo modelo. Isso implica no adequado envolvimento dos representantes dos hospitais, estabelecimentos de saúde e das entidades que representam os médicos”.

Na reunião do Grupo Paritário, Alexandre Escobar relatou que o Ipergs está contratando uma consultoria especializada em novos modelos de remuneração visando estabelecer indicadores de qualidade e desempenho.

O diretor-executivo da Fehosul afirmou que a elaboração unilateral de uma nova forma de relacionamento dificilmente implicará em sucesso, tendo em vista exemplos do que já aconteceu em outros Estados brasileiros. “As premissas fundamentais de qualquer novo modelo devem ter como base a qualidade assistencial e a segurança do paciente. E não simplesmente um custo menor sem geração de benefícios à população assistida”, alertou Flávio Borges.

Íntegra da designação:

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta no expediente nº 16/0801-0001239-1, designa, os abaixo relacionados, para comporem Grupo de Trabalho com a finalidade de produzir relatórios trimestrais acerca do andamento dos trabalhos com vista à construção de um novo modelo de remuneração aos prestadores de serviços do IPE-Saúde, coordenado pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS, conforme segue:

I – IPERGS:

Alexandre Guimarães Escobar;

Susana Fagundes Garcia;

Paulo Ricardo Gnoatto;

Ana Maria Simões Ribeiro;

II – Procuradoria-Geral do Estado:

Cláudia Ruzicki Kremer;

Elisa Berton Eidt;

III – Secretaria da Fazenda:

Guilherme Correa Petry;

José Paulo Leal.

 

* Foto Assessoria de Comunicação Ipergs

Fehosul realiza série de atividades na primeira semana de maio

Diretor do Ipe-Saúde participa da primeira edição dos Desafios da Saúde 2016 

VEJA TAMBÉM