Insuma recebe certificação ONA e se consolida como líder em soluções injetáveis na América Latina
Reconhecimento reforça padrões internacionais de qualidade e segurança, colocando a empresa na vanguarda do setor de saúde.
A Insuma, maior farmácia de manipulação de soluções estéreis do Brasil e parte do ecossistema Viveo, conquistou sua primeira certificação integrada da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse selo, referência máxima em qualidade e segurança no setor de saúde, consolida a empresa como um dos principais players do segmento na América Latina, ampliando sua competitividade e confiabilidade no mercado.
Formada pela união de empresas como Famap, Nutrifica, Proinfusion, Life, Hospharma, Sollus, Aporte e Seven, a Insuma atende hospitais, clínicas e pacientes em toda a cadeia, da manipulação à entrega de soluções injetáveis personalizadas para oncologia, terapias infusionais, nutrição parenteral e enteral.
“A certificação ONA atesta a excelência operacional e a conformidade com padrões nacionais de qualidade e segurança”, afirma Ana Claudia Brandão, gerente de Nacional de Qualidade. Segundo a executiva, a certificação não é apenas um selo de qualidade, mas uma ferramenta estratégica que melhora a operação otimizando processos, reduzindo custos, proporcionando maior a qualidade e segurança, além de fortalecer a credibilidade e abrir portas para novas oportunidades no setor da saúde.
A Insuma conta com oito unidades certificadas de forma unificada, sendo duas unidades em Belo Horizonte e São Paulo, e uma unidade em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, e Curitiba. “Somos a única rede de farmácias de manipulação de soluções estéreis a obter a certificação de forma integrada em tantas unidades”, destaca Ana.
A ONA é reconhecida internacionalmente e faz parte da International Society for Quality in Health Care (ISQua). Atua em parceria com instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá. No setor hospitalar, a certificação é concedida em três níveis: acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência. No caso de prestadores de serviços de para saúde, como a Insuma, a certificação equivale nível máximo de qualidade.
O grande desafio de uma certificação unificada é garantir que todas as unidades cumpram individualmente os padrões de qualidade exigidos, já que o não cumprimento destes padrões em uma unidade compromete o selo de todo o grupo. O processo envolveu nove dias de auditoria, entre 4 e 13 de novembro, com avaliações individuais das unidades e das áreas corporativas, como comercial, suprimentos, e financeiro.
A conquista reforça o posicionamento da Insuma como referência em segurança, qualidade e inovação na manipulação de soluções injetáveis, fortalecendo sua presença no mercado e ampliando sua competitividade.