Mundo | 13 de novembro de 2012

Instituto de radiologia americano publica e-book com padrões de qualidade para o setor

Padrões de qualidade são essenciais para melhorar cuidados com paciente
instituto_de_radiologia_publica_ebook2

O Radiology Quality Institute (RQI), uma organização de pesquisa dedicada à identificação e promoção de padrões de qualidade de radiologia e melhorias de processo, disponibilizou em seu site um e-book com as dez melhores práticas de remodelação da radiologia. O material examina benchmarks emergentes e padrões que os hospitais podem usar para avaliar a qualidade e medir o desempenho de seus serviços de radiologia.

Diagnóstico por imagem representa cerca de 10% das despesas de saúde comercial nos Estados Unidos (7,5% do total) e atende quase todas as categorias principais de doenças e pacientes do hospital. Em mais de US$ 175 bilhões anualmente, diagnóstico por imagem é uma das maiores áreas e com crescimento mais rápido em gastos com saúde. Por isso, representa uma oportunidade significativa para investimentos e resultados inovadores e melhorias na qualidade.

Com base em extensa pesquisa de pontos de referência e normas da indústria, o e-Book define os dez padrões de qualidade de gestão que são essenciais para o estabelecimento de um modelo de entrega de radiologia, que deve ser transparente e responsável para os resultados. O texto estabelece que esses padrões devem identificar as práticas que são claramente definidas, mensuráveis, e clinicamente importante. Em particular, elas devem abordar três grandes áreas de qualidade prática:

1. Atuação: o conhecimento e perícia médica clínica dos radiologistas.
2. Comunicação: a qualidade, precisão e de relatórios de radiologia e de consulta.
3. Liderança: a contribuição do serviço de radiologia para a missão geral do hospital pela plena participação em conferências clínicas, iniciativas de garantia de qualidade e análises de utilização.

Para orientar os esforços de melhoria da qualidade no campo de radiologia, associações profissionais e órgãos de credenciamento desenvolveram diretrizes, revisaram normas técnicas e estabeleceram novos critérios de certificação. Até o momento, no entanto, não há, universalmente aceito, um conjunto de normas que os hospitais ou sistemas de saúde podem usar para medir com precisão o desempenho da radiologia diagnóstica (fora de mamografia), o que torna difícil identificar o desempenho dos serviços de radiologia.

Ao definir padrões de qualidade de gestão que são essenciais para o estabelecimento de um modelo de prestação de contas de radiologia serviços, o RQI pretende avançar na adoção de normas claras para medir o desempenho dos serviços de radiologia.

Se você ficou interessado em conhecer o conteúdo do e-book,  clique aqui para baixar uma cópia gratuita.

 

VEJA TAMBÉM