Gestão e Qualidade | 11 de março de 2021

Instituto Cultural Floresta doa 30 respiradores para três hospitais de Porto Alegre

Presidente do Conselho do Instituto Floresta, Claudio Goldsztein, pretende entregar mais 70 respiradores
Instituto Cultural Floresta doa 30 respiradores para três hospitais de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira (11), 30 respiradores novos para reforçar a rede de saúde, que enfrenta seu momento mais difícil desde o início da pandemia. A doação foi feita pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) e foi intermediada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, que acompanhou a entrega no Hospital Independência nesta manhã. Os equipamentos serão distribuídos para Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (15), Hospital Mãe de Deus (10) e Hospital Independência (5).

“Estamos trabalhando em verdadeira força-tarefa pela vida. A parceria solidária do Instituto Cultural Floresta ajudará a salvar vidas. E que esse desprendimento e mobilização sirvam de exemplo. A união de esforços é fundamental para enfrentarmos a pandemia”, afirma o prefeito Sebastião Melo, reforçando a importância de articulação do vice-prefeito Ricardo Gomes para mobilizar a parceria.

“A ação do ICF mostra o empenho em salvar vidas e o comprometimento da iniciativa privada e dos doadores no enfrentamento à pandemia. A população de Porto Alegre agradece e os hospitais farão uso imediato dos respiradores para atender quem mais precisa”, afirma o vice-prefeito.

“O objetivo da ação, além de ajudar a aumentar a capacidade de atendimento, é mobilizar entidades, empresas e a sociedade civil para que contribuam pra que o ICF adquira mais 70 respiradores para serem entregues semana que vem”, diz o presidente do Conselho do Floresta, Claudio Goldsztein.

Segundo a Prefeitura e o ICF, os respiradores, modelo Ventilador Pulmonar Inteligente (VI – C19), contam com uma tecnologia inovadora e têm custo mais baixo do que concorrentes no mercado (R$ 36 mil, enquanto os demais custam cerca de R$ 60 mil).

O ICF constatou que o equipamento tem todas as certificações necessárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da aprovação pelos Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios), o laboratório de testes ligado ao Hospital da PUCRS, um dos mais respeitados do país.

“Conseguimos os 30 respiradores depois de muitos telefonemas e trocas de documentos, além do OK dos hospitais daqui. Se chegarmos a 100 respiradores, será o suficiente para praticamente zerar a fila de espera por leitos de UTI e salvar muitas vidas”, salienta Goldsztein.

Os equipamentos são produzidos em Minas Gerais e foi necessária uma operação especial do ICF para viabilizar a aquisição e o transporte. Além das unidades já compradas, o Floresta lançou campanha para arrecadar o dinheiro necessário para mais 70. Confira neste link.

icf_respirador_1

Com informações PMPA e ICF. Edição SS. FOTO: Giulian Serafim/PMPA



VEJA TAMBÉM