Gestão e Qualidade | 9 de julho de 2025

Instituto Coalizão Saúde celebra 10 anos e anuncia novos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo para o triênio 2025-2028

Além de parceiros e associados, estiveram presentes no evento representantes da ANS e Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
Instituto Coalizão Saúde celebra 10 anos e anuncia novos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo para o triênio 2025-2028

O Instituto Coalizão Saúde (ICOS) celebrou na sexta-feira (27), seus 10 anos de atuação com a posse da nova diretoria para o triênio 2025–2028. O evento reuniu autoridades do setor público, lideranças empresariais e representantes de mais de 40 organizações da saúde na Casa Manioca, em São Paulo.


banner setor saúde (1)


Reconhecido como uma das principais vozes institucionais da saúde brasileira, o ICOS tem se consolidado como articulador técnico e propositivo entre os diferentes elos da cadeia produtiva, com foco em políticas públicas sustentáveis e baseadas em evidências. A cerimônia ocorreu em um momento estratégico para o setor, marcado por debates sobre regulação, industrialização da saúde e o avanço da saúde digital — pautas nas quais o Instituto tem exercido papel de liderança junto aos Três Poderes e às agências reguladoras.


IMG_6214


Entre os presentes, destacaram-se autoridades como a presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla Soares, e José Luiz Gomes do Amaral, que representou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva.

Ao assumir mais um mandato à frente do Conselho de Administração, o professor Giovanni Guido Cerri (à esquerda na foto) destacou o compromisso do ICOS com o interesse público e a construção de soluções estruturantes. “O Instituto atua como articulador de ações coletivas, sempre com foco no acesso à saúde de qualidade para todos os brasileiros”, afirmou.

A vice-presidente reeleita, Cláudia Cohn (à direita na foto), enfatizou o papel estratégico da colaboração entre os setores público e privado. “É hora de unirmos evidências, dados e experiências para inspirar o poder público e fortalecer um sistema de saúde mais justo, eficiente e sustentável”, disse. Cláudia também chamou atenção para o protagonismo feminino na liderança das transformações do setor.

Durante a cerimônia, os idealizadores do ICOS, Francisco Balestrin, atual Presidente do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo);, Henrique Neves (atual Diretor Geral do Hospital Israelita Albert Einstein) e Antônio Britto (atual Presidente-Executivo da Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados), foram homenageados pela visão pioneira que levou à criação do ICOS — um legado que segue norteando a atuação do Instituto com base no diálogo técnico e na busca pela equidade e sustentabilidade do sistema de saúde.

Confira a composição 2025–2028 do Instituto:

Conselho de Administração

Presidente: Giovanni Guido Cerri


Vice-presidente: Claudia Cohn


César Nomura (Abramed)


Fernando Silveira Filho (Abimed)


Francisco Balestrin (SindHosp)


Eduardo Amaro (Anahp)


Renato Casarotti (Abramge)


Renato Porto (Interfarma)


Ruy Baumer (Sinaemo)

Conselho Fiscal

Mirócles Campos Neto (CMB)


Nelson Mussolini (Sindusfarma)


Sergio Dilamar (Abraidi)

Conselho Consultivo

Breno Monteiro (CNSaúde)


Bruno Sobral (FenaSaúde)


Cibele Zanotta (Acessa)


Fabricio Campolina (Johnson & Johnson MedTech)


Fernando Ganem (Hospital Sírio-Libanês)


Henrique Neves (Hospital Israelita Albert Einstein)


Lídia Abdalla (Grupo Sabin)


Maurício Mendonça (Sanofi)


Omar Abujamra (Unimed do Brasil)


Paulo Chapchap (Todos pela Saúde)


Reginaldo Arcury (FarmaBrasil)


Walker Lahmann (Eurofarma)

icos

Segundo o ICOS, a nova gestão do Instituto reafirma o seu papel como espaço de convergência entre os setores e reforça seu compromisso com o desenvolvimento de propostas técnicas e plurais que promovam acesso, qualidade e sustentabilidade na saúde brasileira.

VEJA TAMBÉM