Gestão e Qualidade | 3 de abril de 2018

Inaugurada nova sinalização e ambiência do Hospital Criança Conceição

Evento também revelou o nome da mascote da instituição
Inaugurada nova sinalização e ambiência do Hospital Criança Conceição

O Hospital Criança Conceição (HCC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) inaugurou a sua nova sinalização e ambiência na manhã desta quarta-feira, 28 de março, no anfiteatro da instituição. Na cerimônia, também foi revelado o nome da mascote do hospital: Dona Joana. A ideia da mascote, que é a figura de uma joaninha seja a imagem de identificação do HCC. O desenho do inseto representa boa sorte e bons presságios. Seu nome foi dado pelo paciente Lian Kirue do Evangelho Muniz, que estava presente, acompanhado de seus pais, e recebeu o certificado de agradecimento pelos diretores do GHC.

O evento contou com a presença da diretora-superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, do diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, do diretor administrativo e financeiro do GHC, José Ricardo Agliardi Silveira, da gerente de Administração do HCC, Eliana Ferreira Bender, e do gerente de Internação do HCC, Rodney Fonseca de Carvalho. Também estavam presentes o diretor-presidente do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), Balduíno Tschiedel, os representantes do Instituto do Câncer Infantil Valéria Soleto e Reinaldo Forte, a presidente do Lions Clube Barão de Caí Porto Alegre, Clarice Teixeira Nunes, e os representantes dos Companheiros Leões, da Gráfica Print Jobs e do Conselho Gestor dos Hospitais Conceição e Criança Conceição.

A superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, agradeceu a todos presentes e envolvidos no trabalho realizado no HCC que proporcionaram um ambiente mais agradável para as crianças. “Em dezembro de 2016, foi apresentado o projeto para a diretoria, que aprovou sua implantação. Em agosto de 2017, foi aprovado o nome da mascote e em setembro daquele ano começamos as obras internas. Um trabalho fantástico realizado pelos nossos funcionários”, lembrou a superintendente. O diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, também elogiou a realização. “É um trabalho feito com muita maturidade e experiência, feito com os olhos da infância. Que aquela criança que vem ao hospital e necessita de nosso serviços tenha o atendimento mais agradável possível”, disse o diretor.

O diretor administrativo e financeiro do GHC, José Ricardo Agliardi Silveira, comentou que o que se assistiu no evento foi a “materialização fruto do trabalho de vários profissionais, da Manutenção, da Higienização, da Segurança, da Assistência, e da Administração, enfim, do conjunto de processos que têm como finalidade acolher e atender adequadamente crianças e familiares”. Ele ainda ressaltou que “gestão é colocar à disposição do coletivo e da comunidade o que verdadeiramente impacta na vida das pessoas”.

O gerente de Internação do HCC, Rodney Fonseca, saudou a direção e agradeceu a presença de todos. “Após tantos anos, é muito estimulante ver medidas que estão sendo realizadas pela nossa Gerência Administrativa para resgatar em nosso hospital melhores condições de ambiência para nossos pacientes e funcionários. Trazendo uma melhor atenção a nossas crianças”, ressaltou Fonseca.

GHC_AMBIENCIA

O pequeno paciente Lian Kirue batizou a mascote do HCC, Dona Joana, e recebeu o certificado Amigo do Hospital Criança Conceição

A gerente de Administração do HCC, Eliana Ferreira Bender, apresentou o projeto da nova sinalização e ambiência do hospital, que inclui a instalação de placas de indicação e adesivagem. Figuras infantis fazem a indicação dos caminhos, para localizar os serviços do hospital de forma lúdica e colorida. Também, cada andar do hospital foi pintado com uma cor diferente. “Acredito que as cores das nossas paredes retratam um pouco melhor a dedicação de cada um de nós. Eu me sinto muito honrada de fazer parte desse processo com todos vocês. É uma conquista nossa e principalmente do paciente”, comentou a gerente Eliana.

A iniciativa tem em vista que a hospitalização infantil é verificada como um momento de sofrimento físico e psíquico para a criança. Nesse contexto, buscar criar uma atmosfera de brincadeira é importe para os pequenos, já que diminui o estresse do ambiente hospitalar. A valorização da ambiência faz parte da Política Nacional de Humanização do SUS, assim como a organização de espaços saudáveis e acolhedores de trabalho.

Na cerimônia, os funcionários do GHC que fizeram parte do grupo de trabalho do projeto receberam certificados de agradecimentos da diretoria. São eles, Adriane Espindola Besckow, Andréa Machado da Silva, Diego Monroe Kurtz, Eliana Ferreira Bender, Lêda Fernandes Bertamoni, Maria Lúcia Lenz, Renata Zardin Flores, Sérgio Dório de Carvalho, Sulivam Gonçalves dos Santos e Terezinha de Fátima Finamor Pinto.

Com informações assessoria de imprensa GHC. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM