Gestão e Qualidade | 28 de maio de 2020

Hospital Virvi Ramos realiza a primeira transfusão de plasma convalescente no tratamento da Covid-19

Internado na UTI há duas semanas, idoso de 63 anos recebeu a doação no dia 26
Hospital Virvi Ramos realiza a primeira transfusão de plasma convalescente no tratamento da Covid-19

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul (RS), realizou a primeira transfusão de plasma convalescente no tratamento da Covid-19 no RS. O procedimento ocorreu na noite de terça-feira, 26 de maio. O paciente de 63 anos, que recebeu a doação do plasma, deu entrada no Hospital há três semanas.

Segundo a instituição hospitalar o plasma doado foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) na segunda-feira, dia 25 de maio. O doador é de Porto Alegre e tem 44 anos de idade. Este foi o segundo curado da Covid-19 a doar o plasma no Hemocs. A primeira doação ocorreu na sexta-feira, dia 22 de maio, mas a transfusão de plasma não aconteceu na ocasião por incompatibilidade entre o doador e receptor.

Foram coletados, por aférese, 600 ml de plasma, o qual também foi utilizado para exames antes de ser entregue ao Hospital. A aférese é o processo pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se deseja, neste caso o plasma, e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue. O Virvi Ramos segue monitorando a resposta do paciente.


Eveline Gremelmaier, médica intensivista e coordenadora do projeto no Hospital Virvi Ramos, detalha a realização de procedimento pioneiro no Estado: “Realizamos na noite de terça-feira a primeira transfusão de plasma convalescente no Hospital Virvi Ramos, que teve início às 23:20 e término a 1:50. O procedimento aconteceu sem intercorrências. Agora, nossa expectativa é que o paciente possa evoluir seu quadro nos próximos dias para sair da ventilação mecânica. Toda nossa equipe está muito motivada e na expectativa de uma evolução positiva desse paciente e que daqui pra frente isso sirva para auxiliar no tratamento de novos pacientes.”


Hospital Virvi Ramos realiza a primeira transfusão de plasma convalescente no tratamento da Covid-19_

Características dos doadores

A seleção dos doadores de plasma passa por uma avaliação rigorosa. Inicialmente, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tendo confirmação por meio do teste PCR, que estejam há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e que não apresentem outras doenças infecciosas.

O Hemocentro faz a triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Por enquanto, apenas o Virvi Ramos está habilitado na região. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves, 2260 (Bairro Centro), ao lado da UPA Central.

 

Com informações Virvi Ramos e prefeitura de Caxias do Sul. Edição SS.

VEJA TAMBÉM