Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 15 de abril de 2021

Hospital Virvi Ramos é o primeiro hospital gaúcho a testar equipamento para desinfecção de ar em UTI Covid

Equipamento utiliza lâmpadas de baixa pressão de vapor de mercúrio e geradoras de alta potência de luz Ultravioleta-C
Hospital Virvi Ramos é o primeiro hospital gaúcho a testar equipamento para desinfecção de ar em UTI Covid

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul (RS), foi escolhido pela empresa BioLambda, sediada em São Paulo, como porta de entrada no Estado para testagem de um equipamento para desinfecção do ar (UV Air 250), que promete eliminar até 99,9% dos vírus, bactérias, fungos e parasitas presentes no ambiente.

Conforme a instituição hospitalar, o UV Air250 está situado desde o início de abril na UTI 4 do Hospital, que atende exclusivamente casos de Covid-19 e ficará lá em fase de teste por 60 dias. Seu funcionamento será acompanhado continuamente pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Virvi Ramos.

Como funciona

O equipamento móvel é ligado à rede elétrica e funciona sugando o ar ambiente por meio de um filtro G4. Depois, o ar trafega por dois segundos em uma câmara espelhada contendo lâmpadas de baixa pressão de vapor de mercúrio e geradoras de alta potência de luz Ultravioleta-C, para então ser devolvido ao ambiente, já purificado.

O aparelho é um aliado na redução dos casos de contaminação dos profissionais da saúde, como explica a Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Virvi Ramos, Viviane Piccoli Calgaro: “Como o equipamento tem a capacidade de sugar vírus, bactérias, fungos e outros patógenos presentes no ar e filtrá-los, diminui bastante o risco de contaminação dos profissionais, que tem sido um problema ao longo da pandemia. Vamos avaliar a condição dos nossos profissionais periodicamente, mas desde quando instalamos o aparelho, não tivemos mais nenhum caso de contaminação. ”

O equipamento fica ligado 24 horas dentro da UTI 4. Representante da BioLambda na região, o Consultor Técnico Adelfo Pinto Neto, destaca a escolha do Hospital Virvi Ramos para receber o UVair gratuitamente para testagem: “Diante do quadro de saúde pública dos hospitais brasileiros, a BioLambda lançou o Projeto Renovar Hospitais. A empresa arrecada doações para entregar os purificadores de ar germicidas (UV Air) para hospitais que atendem pelo SUS. A campanha não tem fins lucrativos e os equipamentos são fabricados a preço de custo. O Virvi Ramos atende SUS e foi escolhido por nós como o primeiro do Estado a receber o aparelho, em função das excelentes iniciativas tomadas pela instituição no combate à pandemia e ao histórico de qualificação na assistência.”

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, salienta a importância dessa parceria no combate à pandemia: “A utilização desse equipamento, disponibilizado gratuitamente pela empresa BioLambda, trará uma imensa contribuição na redução no pico de contágio do vírus da Covid-19 presente nos aerossóis através da atividade respiratória e com isso, diminuirá também o risco de contágio dos nossos profissionais da linha de frente. Além disso, o aparelho contribui também para a inativação de outros patógenos, como fungos e bactérias. ”

Sobre a BioLambda

A BioLambda é a empresa brasileira especialista em tecnologias que utiliza luz para eliminar microrganismos de forma segura e efetiva. “Atuamos mundialmente no mercado com equipamentos científicos e, frente à pandemia de COVID-19, desenvolvemos novos equipamentos com luz ultravioleta germicida de alta intensidade para eliminar o coronavírus e muitos outros patógenos”, diz comunicado do empresa.

Com informações Virvi Ramos. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM