Gestão e Qualidade | 17 de fevereiro de 2020

Hospital Virvi Ramos conquista certificação ONA Nível 3 de Excelência em Acreditação Hospitalar

Instituição é a única da região a possuir certificações ONA e ISO 9001 simultaneamente.
Hospital Virvi Ramos conquista certificação ONA Nível 3 de Excelência em Acreditação Hospitalar

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, recebeu recentemente a certificação Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 3 – selo ouro (nível máximo), que referenda qualificação de Excelência em Gestão (Acreditado com Excelência) para a instituição hospitalar.

A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade auxiliar na melhoria da qualidade na assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.

São mais de 6702 hospitais em todo o país e apenas 177 Instituições possuem certificação de excelência em saúde (Nível 3) o que representa que o Hospital Virvi Ramos faz parte de um grupo seleto de 2,64% dos hospitais do Brasil que possuem excelência em gestão, gerando um ambiente mais seguro e com assertividade nos resultados. No Estado, dos mais de 350 hospitais existentes, apenas 22 possuem ONA, sendo que somente seis, incluindo-se o Virvi Ramos, são certificados com o nível máximo.

Amadurecimento da cultura organizacional e melhoria de processos

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, destaca que a certificação é fruto do amadurecimento da cultura organizacional, já que a instituição trabalha voltada para a qualidade há mais de 15 anos. Os investimentos na estrutura física e em tecnologia também foram impulsionados para obter a certificação. A acreditação agrega valor para o Hospital, colaboradores e principalmente pacientes, proporcionando o uso de ferramentas que fazem parte da gestão estratégica.

Cleciane Simsen

Cleciane Simsen

xxx


“São melhorias no desempenho de processos através de indicadores, protocolos médicos baseados em evidências, gestão de risco altamente controlada com planos de contingência, análises da matriz Swot, avaliação de satisfação de pacientes, corpo clínico e operadoras, entre outras iniciativas que abrem o caminho para a excelência”, salienta Cleciane Simsen.


A diretora aponta ainda o engajamento da equipe como um diferencial para a conquista: “A certificação ONA de Excelência é reflexo do trabalho de toda a equipe e endossa a qualidade dos serviços do Virvi Ramos em todos os seus processos, criando assim um ambiente de qualidade e segurança para pacientes, familiares e funcionários. O investimento rumo à acreditação foi considerável e é feito até hoje através de melhorias constantes na estrutura física, no parque tecnológico e em capacitações. ”

Os ganhos reais para os hospitais que possuem acreditação hospitalar, são os de qualidade no atendimento, segurança, melhor utilização dos recursos físicos e do capital humano, e isso pode ser demonstrado para o paciente, fazendo com que ele se sinta mais confiante em utilizar os serviços de uma instituição que possui um selo de qualidade que visa a melhoria continua de seus processos.

Virvi_Acreditado_Ona

O reconhecimento financeiro também é importante já que a Agência Nacional de Saúde (ANS) através da RN 436 (Fator de Qualidade), trouxe a obrigação de estabelecer um índice de reajuste para prestadores certificados, incluindo a questão da qualidade dos serviços na formação da rede de atendimento ao consumidor e estimulando assim o debate sobre sua importância.

Busca pela qualidade

Consultora de Qualidade do Hospital Virvi Ramos, Katiúcia Griboski Rizzotto reitera que a busca pela qualidade é uma característica marcante da instituição: “O hospital sempre teve em seu DNA o compromisso com a qualidade, sendo reconhecido por programas de PGQP, ISO 9001 e agora Acreditação Hospitalar de excelência, reforçando seu compromisso em cuidar da saúde do cliente. A conquista da ONA demonstra uma grande maturidade hospitalar, fruto do auxílio que a norma ISO 9001 trouxe para a instituição nesse processo. ”

A conquista da certificação ONA foi conferida pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas). Conforme a instituição hospitalar, o Hospital Virvi Ramos é o único da região a possuir certificação ONA e ISO 9001 simultaneamente.

Além da ONA nível 3 que é voltada para a qualidade dos serviços de assistência à saúde, recebida em janeiro, a instituição possui certificação ISO 9001 desde 2007, que tem enfoque na padronização dos sistemas de gestão. Em dezembro de 2019, o Virvi Ramos foi recertificado pela ISO 9001:2015, norma mais atualizada. Tanto a certificação ONA como a ISO 9001 são válidas por 3 anos.

 

VEJA TAMBÉM

covid-19

Série especial: as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de

Série especial: Hospital Mãe de Deus expande número de leitos em 20% para atender pacientes com a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de
Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São