Gestão e Qualidade | 12 de janeiro de 2023

Hospital Virvi Ramos comemora inaugurações e projeta ampliação do bloco cirúrgico para 2023

Cleciane Simsen é a 13ª entrevistada da série especial do Setor Saúde
Hospital Virvi Ramos comemora inaugurações e projeta ampliação do bloco cirúrgico para 2023

O ano de 2022 no Hospital Virvi Ramos, de Caxias de Sul (RS), ficou marcado pelo retorno de investimentos no parque tecnológico e as inaugurações do novo Pronto-Atendimento, novo ambulatório e um espaço exclusivo para Diagnóstico por Imagem. Para 2023, a instituição da Serra gaúcha tem como prioridade a ampliação e revitalização do bloco cirúrgico e sala de recuperação, entre outras iniciativas importantes. A Diretora-Executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (mantenedora do Hospital), Cleciane Doncatto Simsen, é a 13ª entrevistada da série especial que apresenta a análise de lideranças de operadoras e hospitais sobre o setor da saúde.

A executiva analisa os desafios e as conquistas do ano que passou e apresenta os principais projetos para 2023. Ela detalha ainda os esforços da instituição para ampliar serviços e recursos visando o aprimoramento da eficiência e da sustentabilidade econômico-financeira. Simsen aborda ainda os eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2023, em termos de gestão e assistência. Em relação aos gargalos a serem enfrentados, ela cita as remunerações incompatíveis com o custo da saúde e a falta de definição da fonte de custeio do piso de enfermagem. No final da entrevista, ela ressalta o poder de resiliência que as lideranças devem ter paras enfrentar os desafios atuais da saúde nacional. Confira. 

Principais desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes 

“O principal desafio foi em um momento pós pandêmico reestruturar a instituição na parte física e tecnológica, com redução de leitos, equipes e voltar com mais normalidade as internações eletivas, com movimento maior no bloco cirúrgico. Outro desafio importante foi capacitar as equipes na retomada da normalidade, depois dois anos de muito desgaste em função da pandemia”, destaca.

“Esse ano nos possibilitou retomarmos investimentos no parque tecnológico para diversos setores, e na ampliação da estrutura, com a inauguração de um novo Pronto-Atendimento, novo ambulatório e um espaço exclusivo para Diagnóstico por Imagem, com mudança no acesso à estrutura do Complexo Hospitalar, com intuito de facilitar a vida do usuário. E fizemos tudo sempre mantendo um equilíbrio financeiro. Ainda este ano [2022] vamos inaugurar um novo Centro de Endoscopia, que irá ampliar a capacidade de realização dos exames”, completa Simsen.

VIRVI RAMOS PRONTO ATENDIMENTO

Investimentos previstos para 2023

“Uma prioridade para 2023 é a ampliação e revitalização do bloco cirúrgico e sala de recuperação, revitalização de unidades de internação e a habilitação de um CER II (Centro Especializado em Reabilitação), que atenderá nas modalidades Auditiva e Intelectual os 49 municípios da macrorregião da Serra, com capacidade de 2500 atendimentos por mês”, anuncia a Diretora-Executiva do Virvi Ramos.

Os movimentos voltados para aprimorar a eficiência a sustentabilidade econômico- financeira

Conforme Simsen, os esforços mais recentes da instituição visando o tema da eficiência e da sustentabilidade, se deram em diferentes frentes: “ampliação da estrutura física, investimentos no Parque Tecnológico, fortalecimento e ampliação de relacionamento com nossos parceiros, desenvolvimento do cartão de benefícios Virvi Card, criado em parceria com a Naxia Digital e também a busca de recursos e habilitações com o Governo Federal e Emendas parlamentares.”


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2023, em termos de gestão e assistência

 Em termos de assistência, garantir os níveis de excelência nos programas de certificação (ONA e ISO), através de protocolos médicos gerenciados, com indicadores mensurados através da gestão de risco, pesquisas de satisfação e avaliação da experiência do paciente na instituição e evoluir para termos toda certificação digital do prontuário do usuário,” projeta.

“No âmbito da gestão, trabalhar com otimização de recursos, redução do desperdício, sempre buscando um superávit para que possamos fazer investimentos nas estruturas necessárias”, completa Simsen.

Tendências para os próximos anos 

“A tendência é que os hospitais que tenham dentro dos seus programas, a gestão da assistência, a gestão dos serviços e a gestão do negócio, com controle de custos e qualidade assistencial, através de indicadores que devem ser acompanhados mensalmente e que tenham transparência dessas informações para a comunidade, são os que se destacarão na escolha do usuário em termos de permanência hospitalar, resolutividade e experiência do paciente.”

“Há uma tendência de verticalização. Então, as instituições precisam estar antenadas e se reinventando a todo momento. Um exemplo é o Virvi Card, recém criado. Um cartão de benefícios que oferece diversas vantagens e descontos aos usuários em consultas, exames, internações, procedimentos e medicamentos, com o cartão farmácia, válido em todo Brasil”, entende.

virvi ramos ESTRUTURA

Gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2023

“Os gargalos sempre são as remunerações incompatíveis com o custo da saúde, seja pela tabela SUS, tabela IPE ou pelas dificuldades que os convênios têm em conceder os reajustes necessários. O outro é o PL da Enfermagem. A reivindicação é justa, é digna, tem mérito, mas tem de se avaliar de onde será oriundo esse recurso, porque hoje, com as defasagens de tabela, os hospitais não conseguem absorver mais esse impacto”, alerta.

Poder de resiliência

“Gerir serviços de saúde é estar em constante inovação, aperfeiçoamento e com poder de resiliência, para se adaptar a todas as situações que se colocam frente as necessidades que os serviços tem e os pacientes exigem”, finaliza Simsen.

perfil cleciane simsen

perfil hospital virvi ramos


Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 

 



VEJA TAMBÉM