Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 17 de novembro de 2021

Hospital Tacchini passa a oferecer touca que evita queda de cabelos durante o tratamento de câncer

Crioterapia capilar diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos medicamentos na região, evitando a perda de fios
Hospital Tacchini passa a oferecer touca que evita queda de cabelos durante o tratamento de câncer

Nas últimas semanas, o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), passou a oferecer uma nova tecnologia que ajuda a impedir a queda de cabelos de pacientes em tratamento quimioterápico. A touca de resfriamento ou crioterapia capilar  diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos medicamentos na região, evitando a perda de fios. 

O aparelho precisa ser conectado à pessoa cerca de 30 minutos antes do início da quimioterapia e só é retirado 90 minutos depois do término da sessão. A taxa de sucesso varia entre 60% a 100%, de acordo com a intensidade do tratamento.

“A queda de cabelo pode representar uma mudança significativa na autoimagem, o que pode afetar a autoestima e até a resposta do paciente ao enfrentamento da doença. O uso da touca impacta em diversos aspectos como o convívio social e a manutenção da rotina diária. Certamente é um avanço significativo ter essa tecnologia à disposição”, descreve a dra Nicole Golin, diretora técnica do Hospital Tacchini.

Touca não é indicada para qualquer tipo de câncer

Apesar de não possuir efeitos colaterais conhecidos, o aparelho não é indicado para cânceres hematológicos, ou seja, que afetem a corrente sanguínea, como linfomas e leucemias. Isso porque a touca funciona exatamente a partir da contração dos vasos sanguíneos e poderia diminuir a efetividade do tratamento contra a doença.

Serviço é oferecido a pacientes particulares e conveniados

Como a legislação impede que seja gerada qualquer cobrança a pacientes em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital não pode oferecer a eles a nova tecnologia aos pacientes do SUS. Por isso, até o momento a utilização da touca é oferecida para pacientes particulares ou conveniados, explica em nota a instituição hospitalar.

Cuidados em casa

Para que o tratamento com a touca possua ainda mais efetividade, recomenda-se que o paciente fique de quatro a cinco dias sem lavar os cabelos e evite escová-lo demais. Os shampoos a seco são uma boa opção nesse caso. Também não é recomendada a utilização de secador ou chapinha. Além disso, nenhum tipo de química, como as progressivas, é permitida.

FOTO: Alexandre Brusa

 



VEJA TAMBÉM