Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 22 de agosto de 2025

Hospital Tacchini Bento Gonçalves inicia avaliação de performance médica

Conforme explica o gestor médico de Tacchini Diagnósticos, Dr. Adriano Boz, o modelo é fundamentado em três pilares: Crescimento Profissional (30%), Aspectos Éticos e Comportamentais (20%), e Resultados Clínicos (50%).
Hospital Tacchini Bento Gonçalves inicia avaliação de performance médica

O Tacchini Saúde deu início à consolidação de um sistema institucional de avaliação de performance médica. Desenvolvida internamente, a iniciativa tem como objetivo principal estimular o crescimento profissional, garantir entregas eficientes e promover a meritocracia na ocupação de oportunidades dentro da instituição.


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A ferramenta começou a ser aplicada de forma experimental no Hospital Tacchini Bento Gonçalves em 2024, após ser apresentada na Mostra da Qualidade do Tacchini, no final do ano anterior. Com mais de 18 meses de funcionamento no setor, o sistema contempla a performance de 24 médicos, entre radiologistas, mastologistas, ginecologistas/obstetras e um cardiologista especializado em imagem cardíaca.


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Como funciona

Conforme explica o gestor médico de Tacchini Diagnósticos, Dr. Adriano Boz, o modelo é fundamentado em três pilares:

– Crescimento profissional (30%),

– Aspectos éticos e comportamentais (20%),

– Resultados clínicos (50%).

“Somos o primeiro serviço do hospital a criar um sistema estruturado de avaliação de desempenho médico”, afirma o especialista.

No primeiro pilar, os profissionais são pontuados a partir de sua formação acadêmica e atividades complementares, como pós-graduação, participação em congressos, publicações científicas e titulações. O segundo critério envolve condutas éticas e comportamento, analisando dados formais de atendimento, como reclamações registradas no Núcleo de Experiência do Paciente ou eventuais falhas técnicas.

Já o terceiro e mais relevante aspecto avalia os resultados críticos de cada médico com base no cumprimento de protocolos, prazos de entrega de laudos e impacto direto na conduta clínica dos pacientes. “No caso do protocolo de AVC, por exemplo, temos 25 minutos para entregar o laudo. Cada minuto conta para salvar uma vida. Os resultados precisam ser rápidos e precisos”, destaca Boz.

Todas essas informações são organizadas em um dashboard que gera uma nota final individual. A partir dessa pontuação, os profissionais passam a ser ranqueados. Esse ranking será utilizado como critério para a distribuição de benefícios como apoio financeiro para congressos, preferência de turnos e alocação em novos espaços, como o Tacchini Medical Center, unidade que exigirá alta performance por tratar-se de um serviço premium.

“A ideia é que o mérito, e não apenas o tempo de casa, defina quem terá acesso a oportunidades. A pontuação de cada profissional refletirá exatamente seu desempenho no dia a dia. É um incentivo para que todos continuem se qualificando e melhorando o serviço para a comunidade”, explica.

A avaliação permite também revisões contínuas. Médicos com desempenho abaixo do esperado são chamados para feedbacks individualizados, e podem recuperar posições conforme apresentem melhora.

Expansão

Embora não seja um plano de carreira tradicional, uma vez que os profissionais atuam como pessoa jurídica (PJ), a proposta é que o modelo sirva como base para a instituição de uma política institucional de avaliação nos demais setores do Tacchini.

“Já compartilhamos protótipos com outras áreas do hospital. As métricas podem variar, mas o conceito de avaliar com clareza, transparência e justiça é o mesmo. Sistemas como esse são comuns no mundo corporativo”, finaliza Boz.

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