Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 28 de novembro de 2021

Hospital São Lucas da PUCRS realiza capacitação com bonecos de simulação realística

A utilização dos bonecos serve para capacitação de um diagnóstico efetivo de morte encefálica no processo de doação de órgãos
Hospital São Lucas da PUCRS realiza capacitação com bonecos de simulação realística

A equipe Organização de Procura de Órgãos (OPO-2) do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), recebeu nos dias 26 e 27 de novembro, a capacitação para manipulação de bonecos de simulação realística, os SimMAN ALS, da empresa Laerdal Global Health, dentro do laboratório da Escola de Medicina da PUCRS.

A OPO-2 é responsável por coordenar todos os processos identificação precoce dos possíveis doadores e, acolhimento familiar e capacitações de equipes sobre o tema no HSL-PUCRS e em mais 32 hospitais do estado. De acordo com a lei 9.434, a doação dos órgãos de doador falecido só é permitida quando for constatado a morte encefálica, para este diagnóstico, é necessário a realização de diversos testes físicos e clínicos. Para haver a autorização do transplante, é necessária uma entrevista com os familiares.

Determinação de morte encefálica

O setor realiza, de forma gratuita, capacitações para determinação de morte encefálica para médicos que atuam em UTIs e emergências. A parceria realizada com a Laerdal Global Health, irá viabilizar a realização de diversas turmas destas capacitações ao longo de 2022 para equipes médicas.

“O objetivo, é que com esses treinamentos, seja possível contribuir para que mais profissionais estejam habilitados, tanto na identificação precoce dos possíveis doadores, como no acolhimento familiar. É de extrema importância, a manutenção terapêutica adequada para que o paciente esteja estável e em condições hemodinâmicas necessárias, em caso de uma aceitação, por parte da família para a doação. Desta forma, é possível ampliar o número de doadores e consequentemente aumentar os pacientes salvos. Cada doador, pode salvar até dez vidas”, diz a instituição em comunicado à imprensa.

O estudo é uma parceria fruto das ações realizadas pelo Parque Científico e Tecnológico da universidade (TECNOPUC), por intermédio do BIOHUB. Juntos promovem um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas da universidade que possuem o mesmo objetivo: promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores e de impacto em ciências da vida.

Com informações HSL-PUCRS. Foto: Site da Laerdal Global Health. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM