Gestão e Qualidade | 17 de agosto de 2015

Hospital Parque Belém procura opções para novos tempos 

Uma série de encontros com entidades e autoridades marcaram a semana
Hospital Parque Belém procura opções para novos tempos 

O Hospital Parque Belém, na zona sul de Porto Alegre, que vive dias conturbados em virtude de históricos de desentendimentos com a Secretaria Municipal de Saúde, especialmente com a longa gestão anterior, vem recebendo apoios de diferentes entidades e órgãos entre os quais a Fehosul, visando encontrar soluções e parceiros, que viabilizem alternativas de sustentabilidade para a Instituição.

Na quinta-feira, dia 13, o presidente da Fehosul, médico Cláudio Allgayer, recebeu o presidente Luiz Augusto Pereira, membros da direção e do Conselho do hospital (foto acima), oportunidade em que foram aventadas alternativas para a solução dos impasses que diminuíram o atendimento à população. Com 242 leitos, cinco salas de cirurgia novas e 20 leitos de UTI, o hospital abriga, hoje, somente 46 pacientes.

No mesmo horário da reunião, realizada na Fehosul, o administrador Alcides Pozzobon, membro do Conselho de Administração do Belém, participou de uma entrevista ao vivo no Jornal do Almoço, na RBS TV, juntamente com o Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre, o odontólogo Fernando Ritter.

“Nos últimos dez anos operamos o hospital com resultados econômico-financeiros negativos”, disse Pozzobon, acrescentando ser impossível manter qualquer estabelecimento nestas condições. O secretário Ritter respondeu que a secretaria vem trabalhando junto à direção do hospital no intuito de ajudar. “Em 2012 chegamos a colocar uma quantidade significativa maior de dinheiro, mas os resultados de produção foram inferiores” ponderou Ritter.

Já o Hospital Mãe de Deus abriu espaço, e através de seu Diretor, Rogério Dalfollo Pires, recebeu a direção do Parque Belém, o próprio secretário municipal da saúde da capital, Fernando Ritter, e o Diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde, médico Alexandre Britto, na tarde da mesma quinta-feira, 13. Na longa mas produtiva reunião, todos os participantes confluíram para a necessidade de somar esforços objetivando desenvolver, em curto espaço de tempo, alternativas viáveis para o funcionamento regular da Instituição, englobando leitos de retaguarda para o sistema estadual de urgências e emergências e procedimentos de média e alta complexidade. Porém, “maiores detalhes somente serão divulgados no momento em que se tenha definição mais concreta dos gestores municipal e estadual, ou de algum parceiro” destacou Pozzobon, após a reunião.

JA_Pozzobon_Ritter

Alcides Pozzobon, membro do Conselho de Administração do Belém, participou de uma entrevista ao vivo no Jornal do Almoço, na RBS TV, juntamente com o Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter

VEJA TAMBÉM