Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 24 de dezembro de 2021

Hospital Moinhos tem novo posto de coleta para exames laboratoriais e oferece identificação de variantes do coronavírus

Estrutura é voltada aos pacientes ambulatoriais e trará mais celeridade à entrega dos resultados de exames
Hospital Moinhos tem novo posto de coleta para exames laboratoriais e oferece identificação de variantes do coronavírus

O Serviço de Patologia, Genética e Biologia Molecular do Hospital Moinhos de Vento passa a oferecer um novo posto de coleta. A ampliação da estrutura do Laboratório de Biologia Molecular está disponível para exames laboratoriais de diagnóstico como testes rápidos ou RT-PCR para COVID-19, influenza, VSR e adenovírus; preventivos e de rotina como do HPV; pré-natal; mapeamento genético de doenças como câncer; entre outros. Uma novidade é a possibilidade de fazer sequenciamento genético para identificação de variantes do coronavírus.

O Hospital Moinhos de Vento é o primeiro a oferecer o exame de identificação da variante da COVID-19 de forma comercial. De acordo com a coordenadora médica do Laboratório de Patologia, Genética e Biologia Molecular, Francine Hehn de Oliveira, o teste RT-PCR com sequenciamento genético do vírus será realizado apenas com requisição médica e dentro dos critérios de vigilância epidemiológica e indicações clínicas. “Conseguimos, por meio da extração do RNA do vírus, fazer um mapeamento do sequenciamento desse ácido nucleico, identificando assim, a cepa do coronavírus presente na amostra da secreção nasal do paciente, em até 48 horas após a coleta”, explica. O serviço não está contemplado por planos de saúde e está disponível apenas para pagamento particular.

Mais conforto e agilidade

Francine ressalta que o fato de o hospital agora dispor de um local destinado à coleta dos exames na unidade central, no bairro Moinhos de Vento, garante mais agilidade e comodidade. “O novo serviço agiliza a entrega dos resultados e os pacientes não precisarão se deslocar a outros laboratórios ou à unidade Iguatemi, que concentrava as coletas para alguns exames. Isso permite ao hospital acesso facilitado aos dados para o diagnóstico rápido e eficiente”, avalia.

Os resultados serão integrados ao sistema da instituição e os laudos ficarão disponíveis em português e inglês no portal do paciente. O serviço está disponível para toda a comunidade e terá a cobertura de planos de saúde pré-indicados pelo Moinhos de Vento, exceto para sequenciamento genético para identificação de variantes do coronavírus, caso em que os planos não cobrem o serviço. O posto de coleta está localizado no 6º andar do bloco A (Rua Ramiro Barcelos, 901 – sala 602). Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3314-3434.

Foto: Leonardo Lenskij



VEJA TAMBÉM

Crianças e adolescentes em tratamento hospitalar relatam seu cotidiano em livro

Crianças e adolescentes internados no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, são os autores das histórias e estórias relatadas nas páginas da 7ª edição do livro “Metamorfose – Nossos Sonhos, Nossas Vidas”, que será lançado na tarde desta quarta-feira, dia 17 de abril, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75).

SUS passa a disponibilizar técnica minimamente invasiva para o tratamento da estenose aórtica (TAVI)

Dados demográficos mostram que, assim como muitos países do mundo, a população brasileira está “envelhecendo”, com o aumento do número de idosos e diminuição da proporção de jovens. Esse novo perfil populacional impacta nas políticas de saúde pública, já que muitas doenças antes despercebidas passam a se tornar mais comuns. Uma delas é a estenose aórtica, decorrente da degeneração e calcificação da válvula aórtica, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta,

Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona startups da área da saúde

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o II Edital de Incubação e Pré-incubação da Incubadora Tecnológica Starts, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Nitt/HCPA), para seleção de startups voltadas à área da saúde. PUBLICIDADE O edital prevê duas modalidades: Pré-incubação, dirigida a pessoas físicas e