Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 30 de janeiro de 2019

Hospital Moinhos participa de ação integrada da União para apoiar hospitais federais do Rio de Janeiro

Projeto pioneiro de Telemedicina Pediátrica desenvolvido pela instituição gaúcha será uma das propostas apresentadas
Hospital Moinhos de Vento participa de ação integrada da União para apoiar hospitais federais do Rio de Janeiro

Os cinco hospitais de excelência e membros do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) foram convocados pela União para atuar na ação integrada de apoio aos hospitais federais do Rio Janeiro.

A mobilização nacional foi anunciada na quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, juntamente com o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gen. Floriano Peixoto, e a secretária especial de Modernização do Trabalho da Secretaria Geral de Governo, Márcia Amorim.

Moinhos de Vento faz parte do grupo que contará ainda com profissionais dos demais hospitais de excelência do país como Sírio-Libanês (SP), Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP) que, igualmente, desenvolvem projetos de transferência de tecnologia, conhecimento e experiência em gestão para o SUS.

“Convocados pelo Ministério da Saúde, estamos engajados para trabalhar com ações intensivas que melhorem as condições de atendimento dos hospitais federais do Rio Janeiro”, afirmou o Gerente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Mariath, que esteve presente no anúncio.

Telemedicina Pediátrica (UTIP)

O Hospital Moinhos de Vento apresentará no Rio de Janeiro o projeto da TeleUTIP, que é pioneiro no país. A intenção será demonstrar a eficiência e os bons resultados que podem ser obtidos com o uso da ferramenta. Entre eles, podem ser melhorados indicadores assistenciais, como o tempo de internação e taxa de infecção, entre outros”.

No projeto de Telemedicina Pediátrica há compartilhamento de informações ao vivo e em tempo real, por meio de videoconferência, entre as equipes multidisciplinares da instituição em Porto Alegre e as equipes assistenciais de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) no país.  Profissionais médicos e enfermeiras  fazem rounds diários – processo para acompanhar a situação clínica de pacientes. Há também contatos semanais com médicos intensivistas e radiologias, além do apoio de médicos especialistas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, quando necessário.

telemoinhos

Ação Integrada

Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo será qualificar os seis serviços de saúde no Rio de Janeiro que estão sob responsabilidade do Governo Federal, tornando-os mais ágeis, acessíveis e alinhados às boas práticas e aos padrões de qualidade e segurança dos pacientes.

O trabalho será dividido em três etapas: diagnóstico de cada unidade, produção de estratégia de gestão e início da implementação do plano de atuação.Entre os resultados pretendidos estão a diminuição da espera por atendimento nas unidades de emergência; a redução dos índices de infecção hospitalar e das taxas de mortalidade e a melhoria de gestão dos recursos.

Saiba mais sobre o TeleUTIP. 

Crédito da foto: Divulgação do Hospital Moinhos de Vento

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,

Cardiologista do Tacchini detalha como funciona a ferramenta que diminui o tempo de atendimento de pacientes com infarto

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, desenvolveu uma ferramenta para agilizar o atendimento de urgência e emergência prestado ao paciente com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM), tendo como aliada a tecnologia. Chamada de Protocolo da Dor Torácica, a ferramenta, disponível na instituição desde setembro de 2018, foi desenvolvida dentro do próprio hospital, por profissionais
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com