Gestão e Qualidade | 22 de maio de 2017

Hospital Moinhos de Vento participa do principal evento da saúde das Américas

Instituição gaúcha foi um dos seis hospitais de excelência do Brasil a integrar o estande do Proadi-SUS
Hospital Moinhos de Vento participa do principal evento da saúde das Américas

O Hospital Moinhos de Vento apresentou as iniciativas coordenadas com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi- SUS) durante a 24ª edição da Hospitalar, realizada de 16 a 19 de maio, em São Paulo. Participam do programa cinco hospitais de São Paulo e o Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, com diversos projetos nas áreas de gestão, educação, assistência e pesquisa em todo o país entre os integrantes do SUS.

Os seis hospitais reconhecidos pelo Ministério da Saúde como instituições de excelência (Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês) estiveram reunidos pela primeira vez em um estande único no evento. O objetivo foi demonstrar o impacto e o retorno para a sociedade proporcionados pelos projetos que executam para o Sistema Único de Saúde.

“Há 90 anos o Hospital Moinhos de Vento investe e planeja seu futuro com foco em um atendimento médico-assistencial de excelência. Em parceria com o Ministério da Saúde, por exemplo, coordenamos projetos para qualificar equipes e compartilhar nossa expertise com mais de uma centena de hospitais do SUS em todo o país”, ressaltou o superintendente executivo, Mohamed Parrini.

A feira recebeu também a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele esteve no pavilhão de exposições para destacar a participação do governo federal que promove o Proadi-SUS. “Esses projetos são direcionados à assistência, qualificação de pessoas e desenvolvimento e acompanhamento de novas tecnologias em saúde que nos permitem otimizar os recursos aplicados e fazer a gestão que queremos para trazer mais serviços à população”, afirmou na segunda-feira 15.

Palestras  

No primeiro dia de atividades, o superintendente médico adjunto Luiz Antônio Nasi palestrou no 40º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. No painel “Arquitetura de informação e novas tecnologias”, falou sobre a adoção de tecnologias inovadoras e aplicativos na área da saúde e seu impacto na assistência.

O Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS) debateu, nos dias 17 e 18, como o segmento da saúde pode otimizar seus processos e diminuir custos atendendo à população com excelência, trazendo experiências de países referência em saúde e da indústria. Sob o tema “Segurança do paciente: a nova fronteira de qualidade dos sistemas e dos serviços de saúde”, a líder do Projeto Paciente Seguro, Elenara Ribas, apresentou a iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento.

Neste ano, 15 instituições de todas as regiões do Brasil selecionadas pelo Ministério da Saúde receberão treinamento especializado, promovendo a organização de metodologias para o fortalecimento de uma mudança cultural para um cuidado melhor e mais seguro dos pacientes. “O programa ajuda as instituições a desenvolver melhoria nos seus processos e com isso evitar que eventos adversos aconteçam”, ressaltou Elenara Ribas.

No último dia de atividades, o chefe do Serviço Médico de Emergência do Hospital, Paulo Schmitz, participou do HIMSS@HOSPITALAR – International Digital Healthcare Forum 2017. O médico esteve ao lado de estudiosos internacionais renomados durante a programação. No painel HIMSS Analytics, Schmitz apresentou o HopScore, sistema de triagem baseado em Big Data e algoritmos de aprendizagem desenvolvido pelo Moinhos de Vento, em parceria com a Johns Hopkins Medicine.

Crédito da foto: Fábio Mendes.

VEJA TAMBÉM