Gestão e Qualidade | 27 de março de 2021

Hospital Moinhos de Vento oferece vacina tetravalente da gripe em três locais e por atendimento domiciliar

Aplicação do imunizante pode impactar de forma positiva também no combate à Covid-19
Hospital Moinhos de Vento oferece vacina tetravalente da gripe

A vacina tetravalente da gripe, que pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade, está disponível em três pontos de vacinação oferecidos pelo  Hospital Moinhos de Vento  e por atendimento domiciliar. O imunizante protege contra quatro tipos de Influenza – dois da gripe A (H1N1 e H3N2) e dois da Influenza B. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quem faz a vacina reduz em até 85% as chances de contrair a gripe.

Mesmo que o imunizante não previna a infecção pelo coronavírus, o infectologista do Hospital Moinhos de Vento, Paulo Ernesto Gewehr Filho, destaca que a vacina contra a gripe pode impactar positivamente no combate à pandemia. “Estamos em uma situação de hospitais e demais unidades de saúde sobrecarregadas em virtude dos atendimentos da COVID-19. Quanto mais a população conseguir se proteger nesse momento, evitando quadros de gripe, através da vacinação, diminui a procura por serviços de saúde — desde exames por suspeita de COVID-19 até internações hospitalares por gripe”, afirma.

Gewehr Filho explica que a vacina da gripe diminui o risco de adoecimento, a gravidade da doença, hospitalização e morte. Em pessoas com doenças cardíacas, pulmonares e diabetes, diminui o risco de internação e eventos cardíacos. Esses benefícios também se estendem à gestante e aos recém-nascidos através da passagem de anticorpos entre mãe e bebê”, pontua o médico, que também é supervisor do Núcleo de Vacinas do Hospital Moinhos de Vento.

Orientações

O intervalo mínimo entre as vacinas contra COVID-19 e da gripe é de 15 dias.


Para pessoas que tiveram COVID-19, recomenda-se aguardar 30 dias do início dos sintomas ou 30 dias do exame positivo quando não apresentarem sintomas.


Todas as demais vacinas podem ser administradas juntas ou com qualquer intervalo com a vacina contra a gripe.


Crianças de 6 meses a 8 anos de idade devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias somente no primeiro ano de vacinação.


Em caso de doença febril aguda, recomenda-se aguardar 48h sem febre para receber a vacina.


Informar se tiver alergia a ovo.

Agendamento

O agendamento para a aplicação da vacina em Porto Alegre, Canoas e serviço domiciliar em qualquer município da Região Metropolitana deve ser feito no site do Hospital Moinhos.

A Campanha de Vacinação contra Gripe iniciou-se no dia 17 de março. Os locais de aplicação conforme horários agendados são:

UNIDADE IGUATEMI:  Av. João Wallig, n°1800, 3° andar. Porto Alegre/RS


DRIVE -THRU IGUATEMI:  Entrada pela Rua Antônio Carlos Berta, acessar o Estacionamento P1


UNIDADE HUB CANOAS:  Av. Getúlio Vargas, 4831, Térreo. Canoas/RS


VACINAÇÃO DOMICILIAR:  Em Porto Alegre e Região Metropolitana. O agendamento pode ser feito pelos telefones: (51) 3327-7170, (51) 3327-7195, (51) 3314 3434 ou pelo e-mail  ig.apoiocallcenter@hmv.org.br  (enviar seu número de telefone para contato). 

Valores

Conforme informações do site da instituição, o valor da vacina nas unidades Iguatemi, Drive-thru Iguatemi e Hub Canoas é de R$ 130,00 (há desconto de 10% neste valor para convênios atendidos pela instituição hospitalar: R$ 117,00). Acesse o Agendamento Online.

Protocolos de segurança e tecnologia para alívio da dor

A gerente das Unidades Externas do Hospital Moinhos de Vento, Vanderléia da Rocha Scharb Cereser, salienta que a vacinação é uma arma eficaz na prevenção de doenças, por proporcionar uma proteção individual e coletiva. Ela acrescenta que o atendimento, tanto nos núcleos de vacinas quanto domiciliar, é realizado de acordo com protocolos institucionais de segurança do paciente e o calendário de vacinação preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

“A equipe atua de forma acolhedora em todos os locais, visando a experiência do paciente e sua segurança, seguindo todos os protocolos de indicação das vacinas. Conta também com a tecnologia de um dispositivo que auxilia no alívio da dor no momento da aplicação da vacina através do estímulo vibratório. Outro método não farmacológico para alívio da dor é a amamentação do bebê no momento da aplicação da vacina”, pontua.



VEJA TAMBÉM