Estatísticas e Análises | 14 de abril de 2018

Hospital Moinhos de Vento incluiu o maior número de pacientes em abrangente estudo de câncer de mama no Brasil

Projeto busca identificar características regionalizadas em todo território nacional
1º Simpósio Multidisciplinar sobre Assoalho Pélvico

Hospital Moinhos de Vento foi a instituição no país que mais incluiu pacientes no Amazona III – maior estudo epidemiológico de câncer de mama no Brasil. O projeto acompanha pacientes ao longo de cinco anos com a finalidade de ampliar informações para o tratamento da doença.

Nesta etapa, foram acrescidas, nacionalmente, 3 mil pessoas em 24 centros de pesquisa de 10 estados, entre clínicas e hospitais (públicos e privados). No Hospital Moinhos de Vento, são 602 pacientes.

“ Esse número reforça o nosso compromisso com pesquisas para auxiliar o melhor entendimento do câncer de mama no Brasil” afirma a médica Daniela Dornelles Rosa, do Serviço de Oncologia e do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento.

No estudo são considerados aspectos epidemiológicos, de diagnóstico e de tratamento da doença. Com informações de mulheres de diferentes áreas do país, será possível traçar um perfil regionalizado. O câncer de mama atinge cerca de 50 mil pacientes por ano no Brasil. A incidência é variável entre as regiões, sendo mais alta no Sul/Sudeste e mais baixa no Norte. Contudo, a mortalidade é maior no Norte e no Nordeste.

A partir dos resultados do projeto, haverá informações detalhadas sobre as características sociodemográficas das pacientes, tempo de diagnóstico, tipos de tratamento e sobrevida, o que deve trazer subsídios para avançar o conhecimento e detecção precoce da doença.

O Amazona III é organizado pelo Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama (Gbecam). O nome do projeto é originado da lenda das amazonas, mulheres guerreiras que não hesitavam em queimar ou comprimir um seio para facilitar o uso do arco e flecha e, assim, lutar com mais garra ainda contra o inimigo. É uma homenagem às mulheres brasileiras que lutam contra o câncer de mama.

Instituições de pesquisa com o maior número de inscritos no Amazona III

1º Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre – 602

2º Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Fortaleza (CE) – 546

3º Hospital Araújo Jorge (HAJ), Goiânia (GO) – 428

4º A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo (SP) – 195

Estados participantes

Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

VEJA TAMBÉM