Hospital Moinhos de Vento e Anvisa usam vídeos para orientar sobre cuidados com a saúde
O material é voltado para profissionais de saúde, gestores e população em geral sobre boas práticas em serviços de saúde e outros estabelecimentos que atendem ao públicoHigiene das mãos, uso de máscaras, esterilização de instrumentos e equipamentos, isolamento e distanciamento são assuntos recorrentes em tempos de pandemia. Mas para muitos profissionais e estabelecimentos, esses cuidados e protocolos são obrigatórios e não podem ser negligenciados. Salões de beleza, estúdios de tatuagem, serviços de vacinação, casas de repouso e comunidades terapêuticas, por exemplo, devem manter rotinas rígidas para evitar a propagação de doenças infectocontagiosas.
O projeto EAD Anvisa, uma parceria do Hospital Moinhos de Vento e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), oferece várias modalidades de aprendizado para profissionais de saúde, gestores e população em geral. Além de 11 cursos gratuitos de capacitação, qualificação e atualização para profissionais da saúde e orientação a gestores, são oferecidos podcasts e mais de dez vídeos no canal da instituição no YouTube.
Informação acessível a todos
De acordo com a líder do projeto, Angela Tavares, são vídeos que contemplam informações essenciais e orientam a população sobre práticas e cuidados que devem estar presentes nos diversos serviços de saúde e de interesse para a saúde.
“Os vídeos facilitam essa comunicação. Com linguagem acessível, trazem conteúdo de interesse público quanto à qualidade dos serviços, além de enfatizar a necessidade de adotar medidas de segurança, criando novos hábitos que podem diminuir os riscos de exposição a agentes patogênicos, reduzindo riscos e auxiliando a todos na prevenção e controle de novas doenças e de processos infecciosos recorrentes”, explica.
O vídeo publicado mais recentemente – Precauções e Isolamento – ensina hábitos e protocolos simples para evitar infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS), que causam um número elevado de lesões graves e óbitos de pacientes. “As medidas sugeridas no material são específicas para serem utilizadas em serviços de saúde — como hospitais e clínicas. Porém, em tempos de COVID-19, e falando em retomada de atividades, podem ser adaptadas e adotadas em qualquer ambiente, prevenindo e reduzindo, o risco de contaminação”, pontua a líder do projeto.
A utilização do Youtube também facilita o acesso da população. Dez vídeos já estão disponíveis na internet, e outros quatro, considerados de alta complexidade — são também indicadores de eficiência e segurança observados principalmente em ambiente hospitalar —, devem ser publicados até o final de setembro. Entre os temas dos próximos vídeos do projeto, estão As medidas de Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”, “Principais Medidas de Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea”, ”Principais Medidas de Prevenção de Infecção de Sítio Cirúrgico” e “Principais Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Parto Normal e Cesariano”.
Os cursos
De acordo com o Hospital Moinhos, onze cursos online de boas práticas de inspeção em serviços de saúde e de interesse para a saúde estão disponíveis gratuitamente na plataforma de ensino à distância do Hospital Moinhos de Vento. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento. Os cursos são autoinstrucionais, e os interessados podem escolher um ou vários módulos. São direcionados a profissionais assistenciais e não-assistenciais que atuam com controle de infecções, no controle do uso de antimicrobianos, que trabalham no processo de inspeção de serviços de saúde, públicos e privados ou ainda qualquer pessoa que tenha interesse nos temas propostos. Quem participa recebe certificado.