Gestão e Qualidade | 22 de junho de 2017

Hospital Moinhos de Vento apresenta o primeiro Hub da Saúde da Zona Sul de Porto Alegre

Iniciativa terá unidade de saúde, apartamentos, complexo comercial e supermercado
Hospital Moinhos de Vento apresenta Hub da Saúde na Zona Sul de Porto Alegre

Em evento realizado na terça-feira, 20, no Instituto Ling, em Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento juntamente com o Grupo Zaffari e a construtora Melnick Even apresentaram mais detalhes de uma das duas unidades do projeto Hub da Saúde a ser implementado na Zona Sul da capital gaúcha. O projeto contempla duas unidades nesta região, a primeira no bairro Teresópolis e mais tarde, a do Pontal do Estaleiro, no bairro Cristal (ver mapa no final da matéria).

Lançado inicialmente em dezembro de 2015 (ver aqui), o conceito é conectar facilidades em um mesmo local: um Bourbon Shopping, áreas comerciais, residenciais e uma unidade avançada de diagnóstico e atendimento aos pacientes com foco na medicina de média e baixa complexidade do Hospital Moinhos de Vento. O portal de notícias Setor Saúde, da FEHOSUL,  esteve presente para cobrir a cerimônia de lançamento, e falou com exclusividade com Mohamed Parrini (Hospital Moinhos), Claudio Zaffari (Grupo Zaffari) e Juliano Melnick (Melnick Even).

Hub da Saúde da Av. Aparício Borges

A área, de 14 mil m² na Av. Aparício Borges, no bairro Teresópolis, será a primeira unidade do Hub da Saúde em Porto Alegre. Projetado como um centro de excelência, o empreendimento foi pensado para quem vai morar, trabalhar, cuidar da saúde, se divertir e fazer compras. O conceito, segundo os idealizadores, é descentralizar a saúde, bem como aproximar das pessoas serviços básicos, diminuindo seu trajeto de carro – por exemplo –  evitando trânsito e agilizando o dia a dia da população. A expectativa para a conclusão é 2020.

Imagem projetada do empreendimento na Avenida Aparício Borges

Imagem projetada do empreendimento na Avenida Aparício Borges

 

O Moinhos ocupará área total de 660 m² no complexo, com estrutura seguindo as normas da Anvisa. “A participação nos empreendimentos do Hub faz parte do plano estratégico do hospital de aproximar a instituição a regiões da cidade anteriormente não contempladas, estabelecendo uma conexão com a sede para casos de maior complexidade”, afirmou o superintendente executivo da instituição, economista Mohamed Parrini.

Parrini falou com exclusividade ao Setor Saúde, destacando a estrutura que a unidade da Aparício oferecerá, conectada com a alta complexidade na sede central e sobre os investimentos do Hospital nos últimos anos. Parrini anunciou que será lançado, ainda neste ano, uma nova emergência pediátrica, localizada em frente à sede principal, no bairro Moinhos de Vento.

Uma das partes envolvidas no empreendimento inédito em Porto Alegre, o Grupo Zaffari esteve representado pelo seu diretor de expansão, Claudio Zaffari. O executivo afirmou que o Grupo busca trabalhar de acordo com as perspectivas de desenvolvimento da cidade e do país. A descentralização é segundo Claudio Zaffari, a oportunidade para oferecer facilidades para aqueles que procuram os serviços de saúde, além de contribuir para o crescimento da região. Após a inauguração, segundo Claudio Zaffari, “quem manda na casa é o cliente”, já que o ambiente passa a fazer da sua vida.

Pelo lado da Melnick Even, Leandro Melnick, presidente da empresa, explicou que a concepção do Hub foi estudada durante anos para entender como auxiliar na carência de infraestrutura na área da saúde. “O conceito já existe em outros países, e a população de Porto Alegre também anseia em ter o serviço de saúde o mais próximo possível”. A torre comercial denominada de Linked também segue as normas da Anvisa que regulamenta os projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (RDC 50).

Já Juliano Melnick, diretor de produto da construtora, explanou ao Setor Saúde como criar soluções diferentes do habitual, ainda mais em momentos de crise. Ele destacou os aspectos positivos da descentralização proposta pela iniciativa, com uma sinergia que engloba serviços – entre eles os de saúde e educação -, e moradia. Juliano falou ainda da previsão para o início das obras e a estimativa para a entrega do empreendimento.

Potencial de atingimento da unidade Aparício Borges, Zona Sul de Porto Alegre

Potencial de atingimento da unidade Aparício Borges, Zona Sul de Porto Alegre

 

Projeto

O projeto Hub da Saúde, do Hospital Moinhos de Vento, Grupo Zaffari e Melnick Even, já está em fase de conclusão na cidade de Canoas – na região metropolitana -, e tem previsão de construção de mais 3 unidades em Porto Alegre: Grécia (Av. Grécia) – na Zona Norte -, Pontal do Estaleiro (Bairro Cristal) e Av. Aparício Borges (Bairro Teresópolis) – ambas na Zona Sul.

Hub_Saude_Mapa

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação
covid-19

Hospital Moinhos de Vento presta consultoria para retomada das atividades com segurança

Equipes da Consultoria do Hospital Moinhos de Vento estão avaliando rotinas e indicando adaptações necessárias para dar mais segurança e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no retorno das atividades de órgãos públicos, instituições e empresas. Para cada cliente, é feito um diagnóstico de acordo com o seu ramo de atuação e público,

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática