Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 26 de fevereiro de 2019

Hospital Moinhos apresenta Projeto de Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do SUS

Ações desenvolvidas pela instituição serão o tema de Seminário no dia 27
Hospital Moinhos de Vento apresenta no dia 27 Projeto de Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do SUS

Perto de comemorar a marca de 100 transplantes de medula óssea realizados pelo Hospital, o Moinhos de Vento promoverá, no dia 27 de fevereiro, às 13 horas, o 7º Seminário Proadi-SUS. O tema principal será o Projeto de Apoio e Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do Sistema Único de Saúde, conhecido na instituição como Projeto Mais TMO.

A programação será ministrada pelo líder de Projetos Proadi, Fabiano Barrionuevo. Ele tratará do assunto trazendo um pouco da história do transplante no mundo e no Brasil, custos e variabilidade, entre outros pontos. “Cada entrega que o projeto busca trabalhar será apresentada e explicada. A forma como se desenvolve, sua metodologia, resultados preliminares, acompanhamento das atividade serão exibidos durante o seminário, além dos legados e benefícios conquistados para o Moinhos de Vento”, detalha.

Dados do Hospital Moinhos de Vento sinalizam que até o momento foram realizados 94 transplantes de medula óssea. Para o mês de março estão agendados outros seis. Os procedimentos beneficiaram pacientes do Sistema Único de Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS).

Seminário Proadi-SUS

A intenção do evento é disseminar informações sobre cada iniciativa gerada em parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS. No triênio 2018-2020, até o momento, são 25 projetos aprovados.

O Hospital Moinhos de Vento participa do Proadi-SUS desde 2009. As iniciativas contribuem para a qualificação do SUS. Atualmente, o hospital compartilha sua expertise e executa projetos em todos os estados do país.

Serviço

Data: 27 de fevereiro de 2019, das 13h às 14h

Local: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Hospital Moinhos de Vento – Bloco C – 4° andar)

Inscrições: https://iepmoinhos.eventize.com.br/eventos

VEJA TAMBÉM

INOVAÇÃO

Pesquisadores do Hospital de Clínicas e UFRGS obtêm patente de próteses de ouvido

Os pesquisadores do Serviço de Otorrinolaringologia, da Engenharia Biomédica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da empresa Promm desenvolveram dois modelos de minipróteses à base de titânio, que permitem a reconstrução parcial ou total das estruturas responsáveis pela transmissão sonora na orelha média (ossículos da

Santa Casa é pioneira no RS em utilizar suporte respiratório extracorpóreo em crianças com sucesso

Durante 10 dias, uma criança de apenas três anos foi submetida ao uso de oxigenação por membrana extracorpórea no Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Graças ao ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation), o pequeno Davi sobreviveu após uma cirurgia cardíaca complexa e delicada, realizada em janeiro, que resultou na perda da função do seu

Hospital Moinhos apresenta resultados dos Projetos UTI Visitas e Qualidade de Vida Pós-UTI

O Hospital Moinhos de Vento apresentou na sexta-feira (22), em evento realizado em Brasília, os resultados obtidos em dois estudos coordenados pela instituição: UTI Visitas, e Qualidade de Vida Pós-UTI. Ambos integram o projeto de apoio Estratégias para Segurança e Qualificação do Cuidado do Paciente Crítico – Visita Ampliada e Continuidade do Cuidado Pós-Alta Hospitalar, desenvolvido em parceria