Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 29 de novembro de 2021

Hospital Mãe de Deus se torna Centro Independente Edwards da Região Sul do Brasil

Após capacitação e treinamento de equipe, instituição de Porto Alegre ganha mais agilidade para atender pacientes com estenose aórtica
Hospital Mãe de Deus se torna Centro Independente Edwards da Região Sul do Brasil
Para atender com ainda mais agilidade pacientes com estenose aórtica, uma doença silenciosa que afeta principalmente idosos, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS) firmou uma parceria com a Edwards Lifesciences, líder global em inovações médicas para doenças cardíacas estruturais, e se tornou o único Centro Independente Edwards da Região Sul do Brasil. Com isso, após um período de capacitações e treinamento da equipe, o Mãe de Deus passa a ter à disposição, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, os materiais para a realização do implante de válvula aórtica transcatéter (TAVI).

O TAVI apresenta vantagens importantes, principalmente para os idosos: na maioria dos casos, é realizado apenas com anestesia local e leve sedação, dispensa a permanência do paciente em UTI, o período de internação é menor (cerca de quatro dias), a recuperação é mais rápida e trata-se de método não invasivo.

“Até então, para a realização deste procedimento, tínhamos que solicitar os materiais com até dois dias de antecedência”, destaca Eduardo Saadi, cirurgião cardiovascular do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus.

A doença

A estenose aórtica ocorre a partir de um estreitamento na principal válvula do coração, dificultando a passagem do sangue do coração para a aorta. Quando a quantidade de sangue oxigenado bombeado para o organismo fica insuficiente, aparecem os problemas: insuficiência cardíaca, síncope (desmaio causado pela insuficiência de sangue oxigenado) e até morte súbita.

A população mais afetada é a de pessoas com mais de 70 anos, e o risco aumenta com o avanço da idade. Estima-se que aproximadamente 5% dos indivíduos com mais de 75 anos terão a doença – ou seja, 1 em cada 20. Considerando que vivemos um processo de envelhecimento da população, trata-se de um problema que tende a aumentar nos próximos anos.

“Os pacientes que tiverem uma estenose aórtica, um edema de pulmão, e necessitarem de um procedimento de urgência, poderão recorrer ao Hospital Mãe de Deus, o único na região Sul que oferece o procedimento com tamanha agilidade”, reforça Saadi.

Centro Independente Edwards

Por que o TAVI é a melhor opção

O Hospital Mãe de Deus destaca, em material à imprensa, que até duas décadas atrás, o único tratamento para estenose aórtica era o cirúrgico convencional, abrindo o peito do paciente.

Saadi explica que “com o TAVI, mudamos um paradigma no tratamento da estenose aórtica. Através de uma punção na virilha, sem cortes, implantamos uma válvula artificial, biológica, por cima da válvula doente, expandimos esta válvula, e ela amassa a válvula doente, passando a fazer a função daquela que estava obstruída.”

 



VEJA TAMBÉM