Hospital Mãe de Deus comemora “ano icônico”, com aumento de receitas e expressivo resultado superavitário
Diretor Geral Rafael Cremonese lista conquistas e anuncia uma série de novidades para 2022O Hospital Mãe de Deus vem passando por um amplo processo de reformulação. O ano de 2021 apresenta resultados que demonstram os acertos da nova gestão, desde a posse do novo Diretor Geral, Rafael Cremonse, em outubro de 2020.
Em pouco mais de ano, a instituição hospitalar de Porto Alegre pôs em prática um arrojado plano para equilibrar as receitas, sem perder a excelência assistencial, mirando a “retomada de investimentos na qualificação do nosso ‘core’, que é a alta complexidade”, diz o executivo. Tudo isto em meio aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Rafael Cremonse é o 1º entrevistado da Série Especial do portal Setor Saúde com executivos de saúde do Rio Grande do Sul (saiba mais sobre a série de entrevistas no final da matéria).
Cremonese detalha as conquistas do período, “considerado por todos nós um ano icônico em nossa história”, com resultados extremamente expressivos. ” Para 2022, o Diretor Geral apresenta os focos de investimentos, tanto em gestão e relacionamento com o mercado, como em equipamentos e estruturas, com projetos ancorados a partir do Planejamento Estratégico 2022-2026. Em relação às fusões e aquisições, Cremonese posiciona a instituição frente aos movimentos de mercado e analisa a “verticalização do cuidado”. Ele relata ainda legados que a pandemia deixa para gestão e aborda gargalos que devem ser enfrentados por governos e organizações de saúde – entre eles a “espiral inflacionária” e o fator previdenciário brasileiro.
Confira a entrevista completa.
Um ano icônico: indicadores assistenciais, redução de custos e expressivo resultado superavitário
“O ano de 2021 será considerado por todos nós um ano icônico em nossa história. Em março, quando o Estado atingiu a bandeira preta (alerta máximo no sistema de distanciamento social), restringindo a circulação da população, tivemos de nos adaptar a novos protocolos e a atender um número expressivo de pacientes de alta complexidade”, explica Cremonese.
Mesmo em meio a incertezas por causa da pandemia, as áreas assistencial e de gestão conseguiram entregar resultados bastante animadores. “No entanto, mesmo com os desafios que trazíamos de 2020, conseguimos uma de nossas maiores conquistas: a manutenção de nossos indicadores assistenciais, mesmo sendo testados além de nossa capacidade. Cuidamos e atacamos a Covid-19 sem deixar de lado toda a excelência assistencial que nos levou ao posto de 6º melhor hospital do país, segundo ranking da revista Newsweek”, comemora.
O Diretor Geral complementa: “Além disso, 2021 também deixará sua marca com uma recuperação de resultados recorde de nossa história recente. Crescemos em dois dígitos nossas receitas, melhoramos nossas margens, reduzimos nossos custos e, consequentemente, geramos um expressivo resultado superavitário. ”
O novo cenário institucional possibilitará, segundo Cremonese, movimentos voltados para a qualificação da alta complexidade, o “core business” da organização. “O cenário acima nos permitiu tomar uma série de decisões que vão reforçar nossa trajetória, uma delas é a amortização de dívidas passadas e a retomada de investimentos na qualificação do nosso “core”, que é a alta complexidade. ”
O executivo lista projetos de destaque em 2021
– Mãe 360° – Iniciamos o movimento em direção ao nosso “Hospital Digital”. Com uma ampla gama de serviços, levamos o Hospital Mãe de Deus para a palma da mão de milhares de nossos clientes, por meio do app Mãe 360°. Com o aplicativo, nossos clientes têm acesso a um importante gerenciador de sua saúde, além de poderem marcar consultas e terem acesso ao histórico de seus exames e atendimentos.
– Unidade Carlos Gomes – Nossa unidade que funciona como um “Hospital Dia” destacou-se e consolidou sua posição na área norte de Porto Alegre. Com suas metas amplamente atingidas, teve protagonismo por ser uma estrutura “Covid Free” e ganhou um aporte de R$ 20 MM para duplicação em 2022.
– Emergência Cardioneurológica – Segregamos nossa porta de Emergência, passamos a mandar uma mensagem mais objetiva e tempo-sensível ao mercado: tempo é vida! Nos consolidamos como uma operação de emergência mais efetiva, mais ágil, especialmente para casos de AVC e infarto.
– Marca e Digitalização do Marketing – Em 2021, fomos mais presentes, mais inteligentes e aumentamos substancialmente os agendamentos de nossos clientes por meio das ferramentas digitais. Além disso, estivemos mais ativos no exercício de contar ao mercado nossas boas práticas.
– Adoção do trecho 3 da Orla do Guaíba – Com a inauguração do novo trecho da Orla do Guaíba, adotamos 29 quadras esportivas. Com isso, contribuímos para a promoção do bem-estar e da prevenção dos cuidados com a saúde da população.
– Nova Endoscopia – Com um investimento aproximado de R$ 5 milhões, passamos a ter o serviço de Endoscopia mais moderno da América Latina, que conta com um sistema de inteligência artificial capaz de detectar precocemente lesões do trato gastrointestinal, adenomas e câncer.
– Novos Serviços de Alta Complexidade e Inovação – Com a criação do Centro HPB de Referência no cuidado do fígado, pâncreas e vias biliares, do Centro de Medicina Intervencionista e com a concretização do Centro de Referência para TAVI, o Hospital Mãe de Deus reforça sua estratégia de estar continuamente apoiando e desenvolvendo processos de alta complexidade que, por fim, significam melhores desfechos aos clientes.
– Projeto Interior – 2021 também foi o ano de levarmos nosso know-how para os principais municípios do Interior do Estado. Através de projetos de parceria para encaminhamento de casos de alta complexidade, diversos hospitais têm usado o HMD como retaguarda para processos oncológicos, além de várias outras demandas que sejam inexistentes ao alcance do Interior do Estado.
– Indicadores– Nossos indicadores de Qualidade e Segurança, assim como nosso NPS, seguem substancialmente acima da média. Mesmo com NPS superior a 80%, para 2022 temos um robusto projeto para colocar ainda mais o cliente no centro da nossa estratégia.
– Cultura organizacional fortalecida – Em meio a tantas mudanças no mundo, e principalmente no setor da saúde, nos vimos desafiados a mantermos o crescimento constante em inovação, mas, principalmente, mantermos a essência da nossa instituição: o acolhimento que vem da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Criamos uma campanha que concretiza o quanto o acolhimento que oferecemos aos nossos pacientes está presente em cada atendimento, em cada exame, em cada informação que fornecemos. A campanha “Quem é mãe sabe” expressa o quanto os colaboradores do Hospital Mãe de Deus estão comprometidos em oferecer o mesmo carinho e cuidado que uma mãe oferece a um filho para todos aqueles que procurarem por nossos serviços. Este é um compromisso que estamos firmando, que será fortalecido ao longo dos anos.
Planejamento Estratégico, ESG, estruturas, equipamentos, Litoral Gaúcho e relacionamento com o mercado: os focos para 2022
“Nosso principal foco em 2022 será a introdução e disseminação do nosso Planejamento Estratégico 2022-2026. Fundamentado com todos os temperos que acercam o atual momento da saúde, definimos um plano robusto, com metas desafiadoras e que abarcam projetos de ESG. Em 2022, temos também projetos relevantes em nossas estruturas. Na nossa base principal da José de Alencar, o Bloco Cirúrgico crescerá 50% e passará por um retrofit importante para qualificação assistencial. Nossa Unidade da Carlos Gomes, que funciona como um Hospital Dia, dobrará de tamanho também em salas cirúrgicas. Até dezembro de 2022, pretendemos ter quase o dobro de capacidade cirúrgica quando comparado a dezembro de 2021”, anuncia Cremonese.
Em relação a novos equipamentos, estão previstos investimentos importantes. “Investiremos também em uma ampla reformulação de equipamentos como Angiógrafo, Hemodinâmica, Ressonância e mais uma parte relevante dos equipamentos que dão base ao nosso diagnóstico. ”
No Litoral Gaúcho, o ano de 2022 ficará marcado pela primeira unidade de Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia e mais oito especialidades (foto abaixo). “Apesar da inauguração oficial em dezembro de 2021, o ano de 2022 será marcado como o desembarque do Mãe de Deus no Litoral Gaúcho. Com uma primeira unidade de Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia, teremos 500m2 com o que temos de melhor em Traumato e Ortopedia e outras oito especialidades de forma eletiva. A perspectiva é de que, ao longo de 2022, aumentaremos os serviços e as complexidades”, estima.
As parcerias seguem sendo um foco importante da instituição, assim como o plano de fortalecer o trabalho de relacionamento com os clientes, ou CRM (Customer Relationship Management). “Em relação ao relacionamento com o mercado, 2021 foi bastante efetivo no que se refere à parceria que criamos com prefeituras, governo, grandes empresas privadas; e 2022 será ainda mais intenso. Da mesma forma, nosso trabalho de relacionamento com clientes terá segmento com um robusto projeto de CRM”, projeta Cremonese.
Missão filantrópica, fusões/aquisições e parcerias
Seguindo a essência da sua controladora, de origem filantrópica, o Hospital trabalha para alinhar o seu posicionamento de mercado à missão da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. “O Hospital Mãe de Deus, como parte da Associação Educadora São Carlos (AESC), regido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, busca equilibrar os movimentos de mercado com a missão filantrópica central de acolhimento ao migrante. Dessa forma, temos olhado a saúde como negócio ao mesmo tempo que olhamos para o propósito.”
O executivo aposta em movimentos como parcerias e foco em inovação e novos modelos de negócios para manter a instituição competitiva. “Isso significa que teremos que ser protagonistas em nossas decisões executivas com desafio de carregar junto uma missão extraordinária e acreditamos nisso. Não projetamos nenhum movimento de fusão e aquisição, mas, sim, de associações, de novos modelos de negócios e de criatividade e inovação, para que possamos continuar firmes e fortes na competição acirrada do setor da saúde”, diz Cremonese.
Tendências e o impacto da “verticalização do cuidado”
“A digitalização, o acesso, o comportamento, a segregação das portas de acesso, a telemedicina, entre outras iniciativas, estão no topo das tendências. Podemos perceber várias frentes simultâneas impondo novos desafios à saúde. Além disso, temos olhado muito de perto o que chamamos de “verticalização do cuidado”. Isso significa que vemos uma mudança forte nos formatos de cuidado que as operadoras de saúde terão com pacientes crônicos, o que trará um impacto direto para nosso negócio, ” acredita o Diretor Geral do Hospital Mãe de Deus.
Os principais ensinamentos que a pandemia trouxe
“A pandemia nos fez despertar para a digitalização e a segregação dos acessos. Todas as nossas iniciativas em criarmos fluxos diferenciados para nossos pacientes foram assertivas. Todas as ferramentas que permitiram que os pacientes pudessem antecipar seus acessos e suas demandas funcionaram de forma positiva”, analisa.
“Além disso, entendemos que precisamos de mobilidade estrutural e de gestão. O que parece estar certo hoje amanhã pode mudar. E talvez seja esse o maior trunfo das empresas nos dias de hoje”, diz Cremonese.
O executivo destaca que o valor das pessoas e o trabalho em equipe ficaram evidenciados como elementos chave para o sucesso organizacional. “Entendemos também que pessoas são cada vez mais importantes. O valor efetivo na nossa instituição está no nosso time. Desde nossos gestores até nosso time de operação. Temos buscado cada vez mais equiparar a importância de sermos estratégicos ao mesmo tempo que precisamos ser excelentes de forma operacional. Por isso, o investimento no fortalecimento da nossa cultura organizacional, reforçando nosso compromisso com o acolhimento de todos os públicos que procuram a nossa instituição”, afirma.
Gargalos: os enfrentamentos mais urgentes
Ao analisar os principais gargalos que governos e organizações precisam enfrentar nos próximos anos, Cremonese é taxativo: inflação do segmento, gerando uma “espiral inflacionária”; o envelhecimento da população e o fator previdenciário brasileiro.
Já nos últimos dois anos temos enfrentado uma inflação interna do nosso segmento sem precedentes. Além disso, há uma escassez de insumos que retroalimenta a espiral inflacionária”, expõe o executivo. Ele adiciona, alertando que “ao mesmo tempo que isso ocorre, temos uma população cada vez mais idosa e cada vez mais crônica, que pressiona os custos de saúde para cima.”
“Temos que encarar um problema econométrico da saúde nos mesmos termos que teremos que encarar o fator previdenciário brasileiro. Se não tivermos uma mão reguladora dos governos e das organizações de saúde (ao menos abrir o debate sobre o tema), teremos um futuro comprometedor como um todo”, reforça Cremonese.
O executivo defende o debate entre as organizações. “Acreditamos ser de grande valia, o mais breve possível, a promoção do debate entre as organizações de saúde sobre 2022. Ainda viveremos em um ambiente de incertezas com relação à pandemia e, adicionalmente, viveremos um intenso ano eleitoral com desdobramentos macroeconômicos”, finaliza.
Sobre a Série Especial Setor Saúde
Pelo quarto ano consecutivo, o portal Setor Saúde publica a sua série especial com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as entrevistas serão publicadas diariamente a partir do dia 20 de dezembro. Não haverá publicações no período de festas de Natal e Ano Novo (dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, assim como em 1º e 2 de janeiro). Acompanhe nossas redes sociais (facebook, twitter, linkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.