Gestão e Qualidade | 1 de setembro de 2023

Hospital Ernesto Dornelles realiza ação de rastreamento do câncer de pulmão

Além das consultas gratuitas também foi oferecido em parceria com o SIDI - Diagnóstico por Imagem exames de tomografia sem nenhum custo.
Hospital Ernesto Dornelles realiza ação de rastreamento do câncer de pulmão

Em alusão ao Agosto Branco, mês de prevenção do câncer de pulmão, o Hospital Ernesto Dornelles (HED), realizou na última terça-feira, 29, no anfiteatro da instituição, em Porto Alegre, uma ação para rastreamento da doença.


PUBLICIDADE

Health-Meeting-Banner-Site-Setor-Saúde


Consultas e exames de imagem

Na ocasião, o Serviço de Pneumologia do HED, realizou consultas gratuitas em homens e mulheres acima de 50 anos, fumantes e ex-fumantes. Além das consultas gratuitas, também foi oferecido em parceria com o SIDI – Diagnóstico por Imagem, serviço parceiro do Ernesto Dornelles, exames de tomografia sem nenhum custo para casos indicados pela equipe.

O objetivo da ação foi realizar o diagnóstico precoce do câncer de pulmão em grupos de maior risco, aumentando a expectativa de cura e garantindo o sucesso no tratamento.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Câncer de pulmão

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens (18.020 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (14.540 casos novos) – sem contar o câncer de pele não melanoma. É o primeiro em todo o mundo em incidência entre os homens e o terceiro entre as mulheres. Em mortalidade é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres segundo estimativas mundiais de 2020, que apontou incidência de 2,2 milhões de casos novos, sendo 1,4 milhão em homens e 770 mil em mulheres.

Hospital Ernesto Dornelles realiza ação de rastreamento do câncer de pulmão-

No Brasil, a doença foi responsável por 28.618 mortes em 2020. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. O cigarro é, de longe, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. A taxa de mortalidade de 2011 para 2015 diminuiu 3,8% ao ano em homens e, 2,3% ao ano em mulheres, devido à redução na prevalência do tabagismo.

 

 



VEJA TAMBÉM