Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 30 de junho de 2015

Hospital Ernesto Dornelles conquista certificação inédita no RS

TI: nível 5 do Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM)
Hospital Ernesto Dornelles

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) é o primeiro do Rio Grande do Sul a receber a certificação Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), da HIMSS, organização global que visa melhorar a saúde por meio da tecnologia da informação (TI).

A EMRAM avalia a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). O PEP, além de garantir mais segurança aos médicos e pacientes, aumenta a produtividade, diminui erros, reduz custo e aumenta o investimento na qualidade ao atendimento do paciente.

De acordo com Geraldo Aguiar, coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação do hospital, “a certificação garante que todas as informações do paciente fiquem registradas no prontuário eletrônico, gerando assim segurança das informações e facilitando a comunicação das equipes assistenciais e na tomada de decisão com maior efetividade pelo profissional de saúde”.

 O HED obteve o nível 5 em uma escala de 0 a 7 do EMRAM, e pretende obter o estágio 6 ainda em 2015, com a implantação do ADEP (Administração da Prescrição Eletrônica – Checagem beira de leito) e da Farmácia Clínica.

Dr. Aguiar revelou que não foi necessária nenhuma mudança de processo no hospital para conquistar a qualificação. “Chegamos a este nível com naturalidade devido a melhoria nos processos apoiados pela utilização do Tasy desde 2010, principalmente, pela colaboração das equipes assistenciais que merecem um agradecimento especial”, explica.

VEJA TAMBÉM