Hospital de Clínicas de Porto Alegre identifica surto de Covid-19 em área administrativa
Não foi identificado surto em áreas assistenciais, entre funcionários ou pacientesEm nota o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informou nesta quarta-feira (11), que desde a última segunda-feira (9), foi observado aumento da procura de funcionários pelo Serviço de Medicina Ocupacional com sintomas respiratórios.
“A partir daí, localizou-se um surto em área administrativa do hospital, envolvendo, até o momento, oito funcionários com teste positivo para Covid-19. Diversas medidas de contenção na área foram adotadas: recomendação de afastamento dos suspeitos; instituição do trabalho remoto para os trabalhadores com atividades não essenciais; intensificação do uso de equipamentos de proteção individual; e reforço das orientações básicas pelas áreas técnicas”, diz o comunicado.
Não foi identificado surto em áreas assistenciais do HCPA, entre funcionários ou pacientes. Segundo a instituição hospitalar, a Vigilância Sanitária do município já foi acionada para investigar a participação de novas variantes – como a Delta. Ao portal Setor Saúde, a assessoria de comunicação do HCPA informou que nenhum dos casos é grave, ou seja, não houve necessidade de internação dos infectados.
Para que ocorra um surto, é preciso que haja uma disseminação muito rápida em um período de tempo curto, identificada em uma região ou local.
Delta em hospitais
A preocupação com a variante Delta começa a preocupar autoridades, gestores e colaboradores de hospitais gaúchos. Na sexta-feira (6), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) também anunciou restrições após identificação de surto de Covid-19. Em boletim divulgado nesta quarta-feira (11), a instituição informou que uma senhora de 81 anos veio a falecer. Ela deu entrada no dia 21 de julho e possuía comorbidades decorrentes de um AVC e pneumonia. Ao total, foram registradas quatro mortes e 73 infectados até o momento no Hospital Conceição, integrante do GHC.
Na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PA) emitiram nota técnica e alerta com recomendações sobre o avanço do número de casos de infecções e internações, possivelmente causadas pela variante Delta.