Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 5 de agosto de 2021

Hospital Conceição realiza com sucesso segunda ablação percutânea por radiofrequência

“É um procedimento minimamente invasivo que evita cortes, não deixa cicatrizes e possibilita alta hospitalar no mesmo dia”, explica Eduardo Medronha
Hospital Conceição realiza segunda ablação percutânea por radiofrequência de tumor com sucesso

A equipe da Radiologia Intervencionista do Hospital Conceição em Porto Alegre, realizou na segunda-feira (2), o segundo procedimento da instituição de ablação percutânea por radiofrequência de tumor hepático. O primeiro caso ocorreu há cerca de 15 dias e, segundo a instituição hospitalar, ambos os procedimentos ocorreram com sucesso. Esse procedimento, que faz a destruição do tumor por calor, é ainda pouco realizado no SUS, embora já muito usado em grandes centros médicos no mundo.

Por meio de tomografia computadorizada, o médico é capaz de posicionar com alta precisão, uma agulha especial, chamada probe, até o órgão doente e realizar a ablação por radiofrequência. “É um procedimento minimamente invasivo que evita cortes, não deixa cicatrizes e possibilita alta hospitalar no mesmo dia”, elenca os benefícios o médico radiologista intervencionista e um dos responsáveis por estes dois casos pilotos Eduardo Medronha.

Equipe da Radiologia Intervencionista ghc

Ainda em fase de teste, a ideia é que este procedimento possa ser incorporado na rotina do hospital. O também médico radiologista intervencionista Fernando Henz Dutra explica que a técnica beneficia especialmente os pacientes oncológicos. “Pode ser usada para o tratamento de tumores renais, pulmonares, ósseos e das glândulas adrenais”, explica.

ghc

Com informações Andréa Araújo e fotos Angelo Pieretti (GHC). Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM