Gestão e Qualidade | 23 de julho de 2021

Hospital Conceição passa a oferecer Programa de Reabilitação Pós-Covid

O objetivo é otimizar a recuperação da funcionalidade dos pacientes, para que retornem para a casa e tenham suas atividades normais da maneira mais rápida possível
Hospital Conceição passa a oferecer Programa de Reabilitação Pós-Covid

Após fechar o atendimento ambulatorial de Mama em março do ano passado em virtude do início da pandemia da Covid-19, o Serviço de Reabilitação do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) retomou, no início deste mês de julho, todas as suas atividades normalmente. Atualmente, a Fisioterapia com enfoque em reabilitação conta com três serviços: Programa de Reabilitação Pós-Covid, Fisioterapia no Assoalho Pélvico (que contempla as especialidades de Proctologia, Urologia e Ginecologia) e o Ambulatório da Mama.

Pós-Covid

O Programa de Reabilitação Pós-Covid é uma novidade do Serviço de Reabilitação, que observou a alta demanda de pacientes com sequelas graves após a doença e propôs este tratamento para aqueles que permanecem internados, mas que já estão fora da UTI e das áreas de isolamento. O objetivo é otimizar a recuperação da funcionalidade destes pacientes, para que retornem para a casa e tenham suas atividades normais da maneira mais rápida possível.

Para o fisioterapeuta Paulo Zacouteguy, os pacientes lidam com muitas consequências em virtude da doença, e a ideia do Programa de Reabilitação Pós-Covid é minimizar isso: “O quadro que os pacientes enfrentam como consequência da doença é de sequelas, como déficit cognitivo, déficit funcional, e, com isso, acabam, muitas vezes, saindo com debilidade, o que gera mais custos para o sistema de saúde e uma maior necessidade de cuidados por parte dos familiares. Visto isso, procuramos iniciar este programa”.

pos covid sus

Assoalho Pélvico

Outra novidade é a Fisioterapia no Assoalho Pélvico, com as especialidades de Urologia, Ginecologia e Proctologia. Este tipo de serviço ainda não possuía atendimento no hospital, mas foi identificado que os pacientes acompanhados pela Fisioterapia com o enfoque na reabilitação no assoalho pélvico apresentam melhora tanto no período pré-operatório, quanto no pós-operatório.

Para a fisioterapeuta Paula Silveira, a Fisioterapia no Assoalho Pélvico pode ajudar a prevenir doenças: “A Fisioterapia no Assoalho Pélvico foi pensada devido à demanda crescente de usuários com problemas relacionados às áreas de Urologia, Ginecologia e Proctologia, onde a Fisioterapia ainda pode intervir tanto na prevenção de doenças, quanto na reabilitação de pacientes com problemas na musculatura da região pélvica. O principal objetivo é proporcionar melhora na qualidade de vida dos pacientes, devolvendo-os ao convívio social”.

fisioterapia pos covid sus

Mama

Já o Ambulatório da Mama, serviço de alta demanda de pacientes antes da pandemia, acompanha as mulheres após a cirurgia mamária, com o intuito de minimizar os efeitos pós-operatórios e auxiliá-las neste período, além de melhorar a eficácia dos tratamentos.

Para a assistente de coordenação da Fisioterapia do HNSC, Crislene Heerbach, os novos programas de reabilitação trazem uma maior qualidade na assistência aos pacientes: “Acreditamos que a retomada do Ambulatório da Mama e a implementação dos novos programas de reabilitação qualificam ainda mais a assistência oferecida aos pacientes atendidos no hospital”.

Atualmente o Serviço de Reabilitação do HNSC conta quatro profissionais na Fisioterapia no Assoalho Pélvico, dois no Programa de Reabilitação Pós-Covid e um no Ambulatório da Mama. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de maneira intercalada.

Com informações e fotos assessoria de imprensa GHC (Gabriel Niquele). Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM