Hospital Conceição confirma mais um óbito e 73 casos confirmados em surto
Entre os pacientes infectados (54), 33 já haviam completado o programa vacinal (duas doses ou dose única), o que corresponde 66,7%
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou mais um óbito e um total de 73 casos confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) em virtude de surto identificado no Hospital Conceição. Em boletim divulgado nesta quarta-feira (11), a instituição hospitalar informou que uma senhora de 81 anos veio a falecer. Ela deu entrada no dia 21 de julho e possuía comorbidades decorrentes de um AVC e pneumonia. Ao total, foram registradas quatro mortes até o momento.
Entre os pacientes infectados (54), 33 já haviam completado o programa vacinal (duas doses ou dose única), o que corresponde 66,7%. Entre os 19 profissionais de saúde infectados até o momento, 17 (89,5%) já estão completamente vacinados. Em relação à altas hospitalares, 10 pacientes já foram liberados, 31 estão em cuidados de enfermaria e nove se encontram na UTI. Um colaborador do GHC recebeu alta, dois retornaram ao trabalho e os demais estão em isolamento domiciliar.
Suspensão de todas as visitas por 30 dias e outras determinações
Na sexta-feira (6) o GHC anunciou medidas como a suspensão cirurgia eletivas, de exames ambulatoriais e novas internações – até o controle do surto. A emergência atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU. Como medida de segurança adicional, o Hospital interrompeu a partir desta quarta-feira (11) todas as visitas pelo período de 30 dias (ou até a melhora da situação).
– Estão suspensas as visitas por tempo indeterminado no Hospital Conceição;
– A emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU;
– As cirurgias eletivas estão suspensas por 15 dias, EXCETO as cirurgias oncológicas;
Variante Delta
O Hospital e autoridades de saúde aguardam o resultado de exames enviados para a Fiocruz (Rio de Janeiro), responsável por fazer o sequenciamento genômico das amostras coletadas no Conceição. Porém, especialistas já dão como certa a hipótese de se tratar da variante Delta, pela rapidez do contágio e pela alta carga viral identificada.
Na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PA) emitiram nota técnica e alerta com recomendações sobre o avanço do número de casos de infecções e internações, possivelmente causadas pela variante Delta.