Gestão e Qualidade | 30 de agosto de 2017

Hospital Banco de Olhos reinaugura Centro de Reabilitação Visual

Serviços serão prestados para beneficiários do SUS
Hospital Banco de Olhos reinaugura Centro de Reabilitação Visual

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre reinaugurou o seu Centro de Reabilitação Visual, após um ano de interrupção. Em parceria com o município de Porto Alegre, a reinauguração contou com as presenças do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, e do secretário da saúde, Erno Harzheim.

Voltado à inserção social de pessoas com baixa visão ou cegueira, o Centro de Reabilitação Visual oferecerá avaliações oftalmológicas especializadas, treino em orientação e mobilidade, execução de atividades cotidianas, estimulação visual, adaptação de recursos e  atendimento psicológico e social.

Destinado aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços oferecidos buscam estimular a independência nas atividades cotidianas, melhora da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

Nelson Marchezan enfatizou a relação público/privada e as possibilidades de serviços ofertados por esse tipo de parceria. “Se nós, da estrutura pública fossemos fazer [o centro], com certeza, ele seria mais caro e não conseguiríamos entregar com a qualidade que vocês entregam”, explica.

Antonio Quinto Neto, Diretor Administrativo do Hospital Banco de Olhos, destacou a importância do projeto durante cerimônia de reabertura. “Só em Porto Alegre, nós temos 19.253 pessoas com baixa visão e 4.443 pessoas cegas”, conta.

Com a reabertura, Quinto acredita que o HBO voltou a se inserir de forma prática na prestação especializada e ampla do cuidado da visão para a população. “Há exatamente um ano, a impossibilidade de estabelecer um acordo de sustentação econômica e financeira resultou no encerramento das atividades do Centro de Reabilitação Visual. Com prejuízo tanto para a clientela quanto para o próprio hospital que viu sua missão ser restringida”, afirma.

VEJA TAMBÉM