Geral | 21 de junho de 2016

Hospitais de Porto Alegre enfrentam restrições por causa da superlotação

Instituições sofrem com a alta demanda
Hospitais de Porto Alegre enfrentam restrições por causa da superlotação

Os Hospitais de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), São Lucas da Pucrs, Santa Casa e Conceição enfrentam dificuldades para o atendimento de pacientes na terça-feira, dia 21. O intenso frio que atinge o RS causou grande procura nos estabelecimentos de saúde, e gera restrições de atendimento para pacientes SUS e convênios.

A Emergência de Adultos do HCPA está sob restrição máxima de atendimentos devido à superlotação. São 165 pacientes para 41 leitos. A instituição informa que “estão sendo usados, no limite máximo, todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para atender a uma demanda que é mais de quatro vezes maior que a capacidade da Emergência. Enquanto perdurar a situação, serão atendidos somente casos de risco extremo de morte. ”

Na emergência adulta que atende pelo SUS no São Lucas, há 31 pacientes para 13 leitos. Na Santa Casa a unidade que atende pelo SUS tem 25 pacientes internados para 24 leitos, e o espaço que recebe pacientes por convênios e particular tem 27 pacientes para 14 leitos. No Conceição, há 145 pacientes em atendimento, sendo que a estrutura está apta a atender 64 pessoas.

VEJA TAMBÉM