Hospitais, clínicas e laboratórios decidirão em assembleia medidas frente a impasse com o Ipe-Saúde
3 anos sem reajuste e não atendimento de demandas constituem pauta
A FEHOSUL convocou os dirigentes de hospitais, clínicas e laboratório que prestam serviços ao Ipe-Saúde para Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada na sexta, dia 1º de agosto, a partir das 10h30, no auditório Dr. Angel Del Arroyo, em Porto Alegre (Rua Cel. Corte Real, 75). Por decisão dos principais dirigentes hospitalares do Estado, o encontro irá avaliar as medidas que deverão ser adotadas pelos hospitais, clínicas e laboratórios conveniados ao Ipe-Saúde e que poderão repercutir no atendimento aos usuários.
Dentre os assuntos que serão discutidos estão questões pendentes como procedimentos hospitalares e médicos com valores extremamente desatualizados e sem reajustes há 3 anos, ausência da adoção da Classificação Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) – acordado entre as partes para vigorar em 2012, e ainda não implantada – pagamento integral das diferenças de faturamento referente aos anos de 2005-2009, atualização de valores das tabelas TMI (Tabela de Material Indenizável) e TOPME (Tabela de Órteses, Próteses e Materiais Especiais), sem reajustes há 10 anos e descongelamento dos valores de medicamentos de uso restrito, que permanecem os mesmos desde 2010, embora o governo federal, desde então, tenha promovido quatro reajustes anuais.
Estudos de grupo técnico da FEHOSUL, realizados no ano passado, apontam defasagens, como nas diárias hospitalares (17%), taxas de serviços (32%) e para os atendimentos de urgência (46%). Somente em glosas – serviços prestados pelos hospitais e não pagos – do período 2005 a 2009, foram pagos até agora somente pouco mais de 6 milhões de reais de um total de R$ 26 milhões devidos.
Serviço:
O quê: Assembleia Geral Extraordinária FEHOSUL para discutir medidas administrativas e judiciais contra o Ipe-Saúde
Quando: 1º de agosto
Horário: 10h30
Onde: Rua Cel. Corte Real, 75 (Auditório Dr. Angel Del Arroyo – IAHCS)
A quem se destina: Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios que prestam serviços ao Ipe-Saúde