Mundo, Tecnologia e Inovação | 6 de fevereiro de 2015

Hormônio reduz os níveis de insulina após período em jejum

Identificação do limostatin pode abrir novos caminhos para tratar diabetes
Hormônio reduz os níveis de insulina após período em jejum

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford (EUA) identificaram um hormônio que regula a insulina. Chamado de “limostatin”, ele reduz os níveis de insulina durante os períodos de jejum, garantindo que os nutrientes permaneçam no sangue tempo suficiente para reconstruir os tecidos, em vez de levá-los rapidamente para as células de gordura.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores restringiram a alimentação das moscas das frutas em laboratório, entre 24 e 28 horas, e analisaram quais genes se manifestam mais durante esse período de fome. Eles se concentraram em genes que codificam proteínas semelhantes a hormônios.

Os cientistas observaram que as características da limostatin causaram deficiência de insulina, quando em excesso. Posteriormente, eles modificaram geneticamente um grupo de moscas incapazes de produzir limostatin e descobriram que estas moscas tinham muita insulina. Como resultado, os animais tinham níveis anormalmente baixos de glicose e mais células de gordura em circulação, e a expectativa de vida também foi reduzida.

A pesquisa pode ter um enorme impacto sobre o desenvolvimento do tratamento do diabetes no futuro. A descoberta de limostatin, um hormônio que pode agir para diminuir a liberação de insulina, é um avanço importante que pode levar a novas pesquisas para encontrar drogas para tratar diabetes em seres humanos.

VEJA TAMBÉM