Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 13 de setembro de 2022

Healthtech ajuda hospitais a diminuírem a dependência do SUS, IPE Saúde e convênios

Soluções da Naxia Digital conectam prestadores de saúde a empresas e pessoas
Healthtech ajuda hospitais a diminuírem a dependência do SUS e IPE Saúde

A diminuição de receitas durante os dois anos mais críticos da pandemia obrigou os hospitais a repensarem as suas estratégias. Gestores hospitalares tiveram que lidar ainda com o aumento de custos, que perdura até os dias de hoje. Diante deste cenário, uma healthtech, criada no Rio Grande do Sul, tem ajudado hospitais a recuperarem perdas financeiras, criando uma nova alternativa para a geração de receita. A Naxia Digital, fundada em 2018, integra hospitais, clínicas, consultórios, empresas e pacientes, em um ecossistema que oferece acesso a serviços de saúde de forma mais ágil, com valores e condições de pagamento facilitadas.

“Vivenciamos um cenário muito desafiador durante os momentos mais críticos da pandemia. Parte das consequências seguirão repercutindo nos hospitais. Questões macroeconômicas também têm apresentando uma série de incertezas, principalmente em relação aos custos de insumos, cada vez mais altos. Além destes fatores que vem diminuindo as margens financeiras dos hospitais, há o problema da defasagem histórica das tabelas remuneratórias, em especial as do SUS e mais especificamente em nosso Estado, a do IPE Saúde, plano de saúde dos servidores gaúchos. O aumento da despesa com pessoal, como o Piso Nacional de Enfermagem, atualmente em discussão no Supremo, também é uma questão que preocupa os hospitais a curto prazo, principalmente aqueles de pequeno e médio porte. Nosso modelo busca criar um novo segmento de consumo para hospitais, clínicas e consultórios de saúde, contribuindo para o equilíbrio econômico-financeiro e diminuindo a dependência do SUS, IPE e convênios. Mais do que isto, queremos facilitar o acesso das pessoas aos hospitais e demais prestadores de serviços de saúde”, diz o CEO da Naxia, Fernando Pedroso.

Cartão próprio do hospital

A Naxia possibilita que hospitais ofereçam o seu próprio cartão de descontos e benefícios, descomplicando a captação e a fidelização de clientes. Há cerca de cinco anos atrás, Pedroso identificou, juntamente com os atuais sócios da Naxia, que certos perfis de público não estavam sendo atendidos pelos planos de saúde coletivos, muito em função dos reajustes constantes a cada ano.

“Além das pessoas que não conseguem mais pagar pelos planos coletivos, outra parcela da população também está desassistida. São milhões de pacientes que usualmente utilizam o SUS, mas que podem pagar um valor pequeno mensal para terem acesso a descontos em serviços de saúde, sem precisar esperar pela marcação de consultas, exames ou cirurgias, o que muitas vezes leva meses de espera no sistema público. Oferecemos a qualidade do atendimento privado a um custo mais acessível, com maior agilidade. ”

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O desafio da geração de novas receitas

O executivo tem conhecimento de causa ao falar das angústias enfrentadas pelos gestores hospitalares em relação ao controle do faturamento hospitalar. Ele próprio é gestor de um hospital do interior do RS, local onde iniciou a trajetória da healthtech.

“A Naxia nasceu dentro do nosso hospital. Sabemos exatamente as dificuldades dos gestores. As nossas soluções contribuíram muito para que o nosso hospital passasse a contar com uma fonte de receita recorrente, por meio das mensalidades dos cartões. Com o uso do cartão pelos usuários, conseguimos diminuir a ociosidade e ampliar o número de atendimentos, cirurgias e serviços prestados. Como o case deu tão certo, começamos a ser procurados por outros hospitais. Dessa forma surgiu, oficialmente, a Naxia Digital, formada por profissionais com expertise em gestão hospitalar e desenvolvimento de novas tecnologias. Foram alguns anos de aportes em tecnologias e de seleção de empresas parceiras. Agora estamos colhendo os frutos rapidamente. Já estamos com o modelo em plena operação em cinco hospitais de pequeno porte, e em breve, daremos mais um grande passo, com um hospital de porte grande integrado à nossa rede, localizado em Caxias do Sul, cidade que ocupa a segunda colocação entre as maiores economias do Rio Grande do Sul, em termos de PIB. Fechamos também uma parceria com a empresa Blue Saúde, de Guarulhos (SP), para o uso das nossas tecnologias de gestão e telemedicina”, comemora Pedroso.

Visões estratégica e mercadológica e o uso das novas tecnologias

“Hoje os hospitais precisam ter uma visão estratégica aliada à visão mercadológica. É necessário ter uma atuação forte para o controle de custos e eliminação dos desperdícios. Gerar novas receitas é igualmente uma ação imprescindível. Neste processo, integrar o hospital às novas tecnologias e se aproximar das demandas dos clientes é essencial. Com o cartão, os hospitais têm acesso a ferramentas tecnológicas como painel de gestão de clientes, telemedicina e o pronto atendimento digital 24h [que ajuda a diminuir filas de espera]. Fornecemos ainda todo o suporte e treinamentos para implementar a área comercial e de relacionamento com os clientes. Em média, os hospitais conseguem aumentar o faturamento entre 7% a 10%, e ter um aumento de 15% nos serviços prestados”, detalha Pedroso.

“O hospital também pode oferecer o seu cartão para empresas que queiram disponibilizar uma opção de assistência aos seus colaboradores. As empresas, por sinal, têm também aderido como uma forma de valorização do hospital da sua região, contribuindo para o seu fortalecimento e perenização”, explica Pedroso.

Tecnologias pensadas para a melhor jornada do paciente

Na ponta, os pacientes que utilizam o cartão do hospital podem, em poucos passos, agendar, realizar o pagamento e consultar, presencialmente ou virtualmente. “Em geral, os benefícios financeiros para o usuário do cartão ficam entre 10% a 60% de desconto, com vantagens exclusivas de parcelamento. Eles têm acesso ainda a uma rede de profissionais de saúde, como médicos de diferentes especialidades, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, entre outros; e ainda usufruem de descontos em farmácias e lojas credenciadas, pelo Clube de Benefícios”, completa Pedroso.

Conforme Pedroso, a Naxia Digital está cadastrando novos hospitais interessados em fazer parte de Rede Naxia. “ A adesão dos hospitais é relativamente simples, já que a nossa estrutura de operações é de fácil implementação. Para os profissionais de saúde que atuam em consultórios nas regiões e cidades onde já atuamos, também estamos ampliando o cadastro de clínicas de saúde e consultórios parceiros, com a nossa solução customizada para médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros”, finaliza.

Para conhecer todas as soluções (Hospitais e Clínicas, Médicos e Profissionais de Saúde, Empresas, Pessoas e Telemedicina), acesse www.naxiadigital.com.br, ou envie email para comercial@naxiadigital.com.br.

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