Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 24 de dezembro de 2015

Health Hub Porto Alegre é apresentado a hospitais e clínicas

Secretários Fernando Ritter e Jorge Tonetto participaram da atividade
Jorge Tonetto e Fernando Ritter

Na segunda-feria, dia 21, os secretários de saúde e da fazenda de Porto Alegre, Fernando Ritter (à direita na foto) e Jorge Tonetto (à esquerda) respectivamente, foram recepcionados em reunião almoço por lideranças e dirigentes da Fehosul e do Sindihospa. O assunto principal foi o processo de implementação do Health Hub no 4º Distrito, formado pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Anchieta, São João, IAPI, Passo D’Areia, Humaitá e Farrapos.

O planejamento é transformar a área em um centro de tecnologia e inovação em saúde, com empresas produzindo produtos de elevado valor agregado para a cadeia hospitalar e da saúde em geral. Incentivos já foram aprovados pela prefeitura, “restando a concepção estrutural do projeto”, segundo o secretário da Fazenda Jorge Tonetto. As entidades e os dirigentes se comprometeram a trabalhar em conjunto com a Prefeitura Municipal para apresentar propostas que possam incrementar a viabilidade do projeto.

Lançado oficialmente no dia 10 de dezembro, na Cinemateca Capitólio, a iniciativa tem como objetivo criar uma rede de saúde que conecta hospitais, empresas, associações, instituições de ensino e entidades do setor. “Temos as instituições, temos tecnologia e temos talentos. Agora vamos avançar no sentido da geração de empregos, do desenvolvimento econômico, na retenção dos profissionais. É uma grande marca que fará Porto Alegre ser reconhecida como a cidade da saúde”, disse Fernando Torelly, presidente do Sindihospa, na apresentação da marca. Na ocasião, o presidente da Fehosul, Cláudio Allgayer, defendeu a iniciativa e disse que “se diferenciar e fomentar a inovação e os processos criativos, aproveitando as potencialidades já consolidadas de cada região é uma decisão correta para o futuro da Capital gaúcha, e consequentemente, produzirá reflexos positivos para toda a cadeia da saúde em nosso Estado”.

Após o lançamento oficial da marca Health Hub Porto Alegre, o Termo de Intenções com as primeiras empresas parceiras da iniciativa foi assinado na manhã de quarta-feira, 16, no Salão Nobre do Paço Municipal, com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), a construtora Melnick Even e Grupo Zaffari. A atividade formaliza o compromisso das três instituições em colaborar e compor o Hub da Saúde na Capital gaúcha. A projeção é de que cerca de 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com quatro novos equipamentos de saúde em regiões descentralizadas da Capital. As unidades privadas de serviços de baixa e média complexidade, fruto desta parceria, ajudarão a desafogar outros centros, como também proporcionar geração de emprego e renda (ver matéria em http://setorsaude.com.br/health-hub-de-porto-alegre-comeca-a-se-concretizar/).

Novas reuniões foram definidas, a próxima dia 13 de janeiro, para conformar a governança e definir os Parâmetros necessários para a concretização do projeto. Estiveram presentes, além dos secretários e os presidentes da Fehosul e Sindihospa, Cláudio Allgayer e Fernando Torelly, o secretário geral da Fehosul, Luiz Alberto Tarragô de Carvalho e dirigentes dos hospitais Conceição, de Clínicas, Divina Providência, Hospital São Lucas da Pucrs, Clínica São José (psiquiatria), Clinosom e clínicas do complexo Residencial Geriátrico, da capital.

IMG_0842

IMG_0832

IMG_0830

IMG_0827

 

IMG_0843

 

VEJA TAMBÉM

covid-19

Série especial: as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de

Série especial: Hospital Mãe de Deus expande número de leitos em 20% para atender pacientes com a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de
Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São