Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 29 de novembro de 2021

HCPA é reconhecido como a empresa de saúde mais inovadora no uso de TI em 2021

Promovida pela IT Mídia, a premiação seleciona anualmente "As 100+ Inovadoras no Uso de TI"
Hospital de Clínicas de Porto Alegre é a empresa de saúde mais inovadora no uso de TI em 2021

Na última semana, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi reconhecido como a empresa mais inovadora no uso de TI na categoria Saúde em 2021. Promovida pela IT Mídia, produtora de conteúdo na área de tecnologia e inovação, a premiação seleciona anualmente “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”. Para a elaboração da lista com as melhores iniciativas de 2021, foram avaliados projetos de TI que trouxeram impactos reais aos negócios das organizações do país, bem como as tecnologias empregadas. Este ano, a disputa recebeu inscrições de 255 projetos.

Em comunicado à imprensa, a instituição hospitalar destaca que “a distinção recebida marca o sucesso da trajetória do AGHUse e do aplicativo Meu Clínicas, projeto apresentado pela equipe da CGTIC [Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação] para concorrer entre as empresas públicas e privadas envolvidas no processo de seleção da premiação.”

“É muito gratificante ter nosso HCPA nessa relação das 100+ que, há mais de 20 anos, divulga as instituições de maior destaque no país” afirmou o assessor de tecnologia da informação Valter Ferreira da Silva, que participou, ao longo do ano, de todo o processo de apresentação e defesa do HCPA.

Pandemia e aprimoramento

A pandemia trouxe um grande desafio para a continuidade da prestação de serviços do Clínicas. “Tivemos de fechar o ambulatório. Mas como continuar atendendo esses pacientes? Para ter uma ideia da dimensão, eram realizadas diariamente, em ambulatório, mais de 2 mil consultas”, explicou o assessor de tecnologia.

O aprimoramento do Meu Clínicas, que integra a solução AGHUse desenvolvida pelo HCPA, foi um dos caminhos encontrados para manter a qualidade do atendimento à população e o contato próximo com os pacientes durante o período. A atualização das funcionalidades do aplicativo fez com que ele se tornasse o principal meio de relacionamento do hospital com seus usuários ao permitir o agendamento de consultas e teleconsultas, acesso a exames e receitas, identificação do usuário para uso das catracas, entre outras facilidades.

meu clinicas

Número de acessos disparou

Um dado que demonstra o sucesso do aprimoramento do app é o crescimento do número de acessos registrados. Em julho de 2020, foram contabilizados cerca de 300 acessos por mês ao aplicativo, enquanto que, em março de 2021, os acessos chegaram a 15 mil. “Essa premiação coroa a trajetória do HCPA no desenvolvimento e disseminação de seu Modelo de Gestão em hospitais de todas as regiões do país através da Comunidade AGHUse”, completa em nota a instituição de saúde.

 

 



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