Grupo São Pietro e Cristália promovem treinamento com simulador para cirurgia de catarata
Além de residentes do Hospital Banco de Olhos São Pietro, os profissionais de outras instituições terão acesso a simuladores cirúrgicos de oftalmologia em três datas do mês de setembro, para aperfeiçoarem técnicas e novas tendências oftalmológicas.
O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas, em parceria com o laboratório farmacêutico, farmoquímico e de biotecnologia Cristália, traz ao Hospital Banco de Olhos São Pietro o programa DryLab de simulação de cirurgias oculares. A especialização ficará disponível durante todo o mês de setembro e atenderá, ao todo, cerca de 40 médicos — entre residentes e profissionais de outros hospitais da Região Metropolitana. Nesta edição do curso, a especialidade escolhida para aperfeiçoamento foi a catarata, na qual os especialistas terão cenários para resolução cirúrgica dos mais diversos casos propostos pelo simulador.
Para o coordenador de Ensino do Hospital Banco de Olhos São Pietro, Ricardo Mörschbächer, essa iniciativa eleva a qualidade de ensino para os oftalmologistas que estão começando sua carreira. “Esse simulador traz o cenário mais realista possível para os profissionais. Além de ajustes de cadeira, mesa e os pedais do microscópio e do instrumento, o equipamento oferece diversas etapas clínicas complexas que não teríamos como praticar”, reitera o coordenador.
“Antigamente, utilizávamos olhos de porco para essa parte prática. Este equipamento possui critérios de avaliação do desempenho do aluno, com feedback imediato e sequência de exercícios com graus de dificuldade crescentes — ideal para quem está começando”, conclui o médico.
Utilizando o simulador de realidade virtual EYESI, o programa DryLab oferece aos profissionais a prática para aprimorar suas habilidades em procedimentos complexos, como cirurgias de catarata, retina e vítreo, em um ambiente seguro e controlado. Essa abordagem não apenas acelera a curva de aprendizado, mas também contribui para a diminuição de complicações em cirurgias reais, reforçando o compromisso da empresa com a excelência na saúde ocular.
Para ampliar o acesso a essa tecnologia, o Cristália desenvolveu uma estratégia itinerante. A empresa leva seu simulador para congressos, eventos e serviços de residência médica em diferentes estados, permitindo que residentes fora do eixo Rio–São Paulo tenham a oportunidade de treinar com a tecnologia de ponta. Essa iniciativa de levar o simulador até os profissionais auxilia no desenvolvimento técnico dos oftalmologistas em formação.
O Hospital Banco de Olhos São Pietro é referência no ensino de oftalmologia, mantendo-se em primeiro lugar na Região Sul e alcançando, em 2024, a 4ª posição nacional, segundo a média das avaliações de 2022 a 2024 do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Sob coordenação do Dr. Ricardo Mörschbächer desde 2014, o hospital conta com uma equipe de 23 preceptores em várias subespecialidades, dispõe de ótima resolutividade nos atendimentos práticos e teóricos, e oferece programa de residência e fellowship que formam profissionais altamente qualificados.