Grupo Pardini publica Relatório de Posicionamento Estratégico ESG 2020
“Levar acesso à saúde para as pessoas é nosso propósito. Fazer isso com olhar atento às questões ambientais, sociais e de governança é nosso compromisso”, disse o vice-presidente Alessandro Ferreira
Traduzida para o português, a sigla inglesa ESG, um dos termos mais falados no mundo corporativo no atual momento, quer dizer Ambiental, Social e Governança (environmental, social and governance). Nos relatórios de ESG, as empresas compartilharem suas iniciativas nessas esferas. As informações são relevantes para acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e comunidades nas quais operam. O Grupo Pardini – gigante da medicina diagnóstica no Brasil – disponibilizou o seu relatório onde torna público o posicionamento da companhia e desejo de avançar em relação aos principais temas da sustentabilidade, do ponto de vista ambiental, social e de governança.
“O documento conta, de forma transparente, para seus públicos como o Grupo está atento aos impactos ambientais, sociais e de governança e como a companhia tem atuado para implementar boas práticas socioambientais que permitam o convívio harmônico entre o trabalho realizado e seu entorno, com atenção para as gerações do presente e do futuro. O Grupo fez e propõe que os leitores façam duas reflexões. A primeira é sobre Sustentabilidade na saúde: como a área da saúde impacta a sociedade do ponto de vista ambiental, social e de governança. A outra, Olhar no futuro: como o Grupo Pardini atua para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, até 2030”, diz em comunicado o Grupo.
A companhia definiu três desafios centrais:
Saúde como estilo de vida: foco na prevenção (Medicina Diagnóstica) é um deles.
Saúde ambiental como fator de sucesso para a saúde física e mental: concentrar esforços na redução dos impactos ambientais em toda a cadeia produtiva é outra recomendação.
Inovação e tecnologia em prol da saúde: ampliar a acessibilidade das tecnologias e processos desenvolvidos, reduzindo custos é mais uma das diretrizes.
O detalhamento das principais ações e plano de ação divididos nos três eixos Ambientais, Sociais e Governança corporativa. Nele também estão descritos os desafios previstos para os próximos anos visando contribuir com melhorias ambientais, sociais e de governança. “Levar acesso à saúde para as pessoas é nosso propósito. Fazer isso com olhar atento às questões ambientais, sociais e de governança é nosso compromisso”, disse o vice-presidente do Grupo Pardini, Alessandro Ferreira (foto).
Grupo Pardini
Com mais de 60 anos de atuação integrada à cadeia da saúde do país, o Grupo Pardini foi fundado em Belo Horizonte (MG), onde é líder absoluto de mercado, mas está presente em todo o território nacional. Em 2020, realizou quase 102 milhões de exames e faturou R$ 1,6 bilhão. Conta com 14 marcas, que lhe permitem a oferta de mais de 8 mil tipos de testes em seis linhas de produtos: análises clínicas, imagem, vacinas, anatomia patológica, imuno-histoquímica, toxicologia e genética.
Foi pioneiro no país na realização de exames para laboratórios (lab-to-lab), com mais de 6 mil parceiros. Possui 15 polos de produção de exames, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e Santa Catarina. Diariamente, chega a mais de 2 mil municípios brasileiros. Também conta com quase 150 unidades próprias de atendimento, em Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.
Nos últimos anos, o Pardini investiu mais de R$ 650 milhões em 15 aquisições. Dessas, cinco são de empresas de alta especialização: Diagnostika, de Anatomia Patológica e Patologia Molecular; Progenética, de Oncologia Molecular; Biocod, de Aconselhamento Genético; DLE, de Doenças Raras e erros inatos ao metabolismo; Psychemedics Brasil e Labfar, hoje Toxicologia Pardini. E, agora, soma-se a elas o APC, com foco em Imuno-histoquímica e hibridização “in situ”, a mais nova aquisição divulgada no dia 2 de agosto.
Clique na imagem e baixe o “Relatório de Posicionamento Estratégico ESG 2020”