Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 7 de julho de 2021

Grupo Hospitalar Conceição terá Laboratório de Simulação Realística

O local tem um ambiente capaz de replicar as situações e desafios vividos no dia a dia de diversos serviços de saúde
Grupo Hospitalar Conceição inaugura Laboratório de Simulação Realística

Será inaugurado nesta sexta-feira, 9 de julho, o Laboratório de Simulação Realística da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (LabSim GEP/GHC), espaço multiprofissional e interdisciplinar, no qual os alunos poderão receber um aprendizado diferenciado, voltado para a vivência de situações simuladas às da realidade encontrada nos cenários de saúde. Os alunos, por meio da simulação, têm a possibilidade de praticar e desenvolver habilidades de tomada de decisões e melhorar a comunicação e o trabalho em equipe.

Segundo o GHC, o LabSim GEP/GHC se destaca pela tecnologia avançada, equipamentos de robótica e metodologia integrada de cenários dinâmicos pré-estabelecidos e também construídos no desenvolvimento das atividades da assistência simulada. O laboratório conta com instrutores elencados dentro do quadro funcional do GHC, com competência para o desenvolvimento de diversas atividades no ambiente de simulação, recentemente qualificados nas tecnologias do laboratório.

Desafios vividos no dia a dia

O local tem um ambiente capaz de replicar as situações e desafios vividos no dia a dia de diversos serviços de saúde, onde os manequins reproduzem situações fisiológicas e patológicas, sob o comando dos instrutores por via remota.

A estrutura física disposta exclusivamente ao laboratório está sendo qualificada pela GEP para dispor da complexidade necessária para auxílio no desenvolvimento das habilidades práticas, cognitivas e comportamentais de futuros profissionais da saúde bem como para qualificação dos profissionais já atuantes na assistência.

Laboratório de Simulação Realística

O diferencial do LabSim GEP/GHC é a metodologia utilizada para o ensino. O espaço conta com equipamentos tecnologicamente avançados que permitem o aprendizado eficiente em um ambiente seguro e controlado, onde se destacam três monitores all in one com conexão tanto aos manequins quanto com os instrutores por via remota, simulando monitores reais ligados aos pacientes.

O LabSim possui manequins adultos, adolescente e bebê completos e ainda dois manequins de vias aéreas adulto, dois torsos de intubação pediátrica, duas cabeças de intubação neonatal, quatro manequins de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) infantil, quatro manequins bebês para RCP, quatro desfibriladores externos automáticos de treinamento, um simulador de ritmos cardíacos, braços de punção, além de diversos outros equipamentos de simulação.

Com informações GHC – Angelo Pieretti (Fotos). Edição SS.



VEJA TAMBÉM